.png?w=730)
Foto: Divulgação
A Arena do Grêmio, estádio localizado em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, contratou a Climber Robotics, empresa que realiza a limpeza de fachadas de forma automatizada, para limpar o teto que cobre o campo, atendendo a reclamações de longa data dos torcedores.
Segundo a empresa, a iniciativa promete melhorar a aparência do estádio e também a segurança e a satisfação dos frequentadores do local.
A operação conta com a utilização de dois robôs de ponta, cada um medindo dois metros de largura e pesando 100 quilos.
As máquinas, controladas remotamente, serão responsáveis por escovar e aspirar o teto do estádio, utilizando um sistema de elevação por cabos de aço para atingir as alturas do edifício.
Fundado em 1903, o Grêmio é um dos maiores clubes de futebol do Brasil.
Vale lembrar que o Grêmio tem um certo histórico de pioneirismo no assunto tecnologia. O clube fechou um contrato de implementação do então recém lançado ERP S/4 Hana da SAP em 2015, no que na época era uma movimentação pouco comum.
Nos anos seguintes, projetos com diferentes softwares de gestão se tornaram mais frequentes, com algumas poucas implementações do S/4 (incluindo uma no Flamengo) e algumas dezenas de Totvs, Sankhya e do B1, o software de pequenas e médias da SAP.
Fundada em 2022, a Climber Robotics é de Porto Alegre e trabalha no mercado de limpeza de fachadas de forma automatizada, reduzindo os riscos associados à limpeza de prédios.
Ao todo, sua tecnologia promete ser 5 vezes mais rápida que o modelo tradicional de limpeza.
Entre seus clientes, estão Shopping Iguatemi, Barra Shopping Sul, Platinum Tower, Mr. Shan, CIEE e Praia de Belas.