(2).jpg?w=730)
Chris Torto, CEO da Ascenty. Foto: divulgação.
A Ascenty, empresa brasileira de data center com foco na América Latina, anunciou o início da construção de cinco novos data centers com investimento total de R$ 1,5 bilhão.
Dois deles serão em São Paulo (5 e 6), totalizando seis sites da companhia na cidade. Cada um dos novos espaços contará com 7 mil m² de área e potência de 19 MW.
O terceiro será em Santiago (3), no Chile, onde a empresa amplia sua presença para um total de três data centers, com 21 mil m² e 16MW.
Por fim, a Ascenty entrará na Colômbia, com a construção de duas infraestruturas em Bogotá (1 e 2). Cada uma terá 9 mil m² e 12 MW.
O planejamento é que São Paulo 5 e Bogotá 1 iniciem suas operações em 2023. Já São Paulo 6, Santiago 3 e Bogotá 2 têm suas inaugurações previstas para 2024.
Com os novos data centers, a companhia chega a um total de 33 infraestruturas no Brasil, Chile, México e, agora, Colômbia. A rede da empresa tem aproximadamente 5 mil km de fibra óptica proprietária.
“Esse anúncio ratifica nosso crescimento robusto de cerca de 30% ao ano, agora com a chegada na Colômbia, quarto país com nossa presença na região, a fim de fortalecer nossa estratégia de atender e responder rapidamente às demandas de mercado”, afirma Chris Torto, CEO da Ascenty.
Segundo Torto, o objetivo é atender os hyperscales, que são grandes consumidores de data centers, e também o mercado corporativo em geral, com crescimento acelerado principalmente em segmentos como tecnologia, finanças, agronegócio, varejo e saúde.
A Ascenty foi fundada no Brasil em 2010 e, em outubro de 2018, a Digital Realty pagou US$ 1,8 bilhão ao fundo de investimento Great Hill para levar a empresa.
Como parte da Digital Realty, a Ascenty ou a integrar uma rede global de mais de 290 data centers localizados em toda a América do Norte, Europa, América Latina, Ásia e Austrália.
A companhia também é investida pela Brookfield Infrastructure Partners, uma empresa canadense de gestão de ativos.