.png?w=730)
Foto: Depositphotos
A rede de hotéis e resorts texana Omni, que possui mais de 50 unidades entre os Estados Unidos e o Canadá, sofreu um ataque hacker devastador, que derrubou os telefones, Wi-Fi das unidades, sistemas de pontos de venda e até as trancas dos quartos.
Por conta desta última questão, os hóspedes precisavam esperar cerca de 30 minutos para que um funcionário os ajudasse a entrar em seus quartos toda vez que fosse necessário.
O ataque aconteceu semana ada e obrigou a Ommi a derrubar partes de seu ambiente de TI para proteger os dados sob sua custódia.
Segundo o site The , seus sistemas ficaram off-line desde o episódio definido pela companhia como uma “disrupção”.
Como reporta o Bleeping Computer, a maioria dos sistemas já foram restabelecidos, grande parte manualmente, enquanto o restante ainda está sendo recuperado conforme a rede segue recebendo novas reservas.
Para garantir a segurança dos sistemas, uma firma foi contratada para investigar se os dados da companhia foram perdidos ou roubados e qual a verdadeira dimensão do ataque.
Até o momento, não se sabe a natureza do crime, apesar de haver suspeitas sobre um ransomware. Mesmo assim, nenhum grupo de criminosos se responsabilizou pelo acontecido.
Fundada em 1958 e controlada pela TRT Holding, a rede Omni tem mais de 50 unidades espalhadas pelos Estados Unidos e Canadá, com um total de 23.550 quartos e 28 campos de golfe.
Em 2016, a companhia itiu que sofreu um vazamento de dados após criminosos infectarem seus sistemas de pontos de venda em 49 de suas então 60 unidades na América do Norte com um malware.
Na época, foram roubadas informações de cartões de crédito, incluindo o nome do proprietário, o número do cartão, o código de segurança e a data de validade.