CIBERSEGURANÇA

Um quarto dos ataques são facilitados por funcionários 716w56

Insatisfação e recompensa financeira motivam vazamentos intencionais nas organizações. 1e1kk

15 de março de 2024 - 12:52
Ações internas refletem quase o mesmo nível de perigo de ataques hackers, que correspondem a 30% dos incidentes. Foto: Depositphotos

Ações internas refletem quase o mesmo nível de perigo de ataques hackers, que correspondem a 30% dos incidentes. Foto: Depositphotos

Mais de um quarto (26%) dos ataques cibernéticos em empresas são facilitados de forma intencional pelos seus próprios funcionários. 

É o que aponta a pesquisa "Fator Humano", da empresa de cibersegurança Kaspersky, na qual foram realizadas 1.260 entrevistas com engenheiros e profissionais de segurança de TI em 19 países.

Conforme Roberto Rebouças, gerente-executivo da Kaspersky no Brasil, a recompensa financeira é uma das principais razões para que os funcionários ajudem com a venda de dados sensíveis e confidenciais.

Além disso, a vingança após desligamento ou uma promoção não realizada também são razões comuns para os vazamentos.

“Há criminosos com todos os perfis, aqueles que visam maior lucro e focam nas grandes empresas ou aqueles que visam ganhar em escala e buscam os ataques mais fáceis e frequentes – portanto nunca se sabe quem pode ser vítima", afirmou Rebouças ao portal Startups.

Segundo a pesquisa, as ações internas refletem quase o mesmo nível de perigo de ataques hackers, que correspondem a 30% dos incidentes.

Em relação aos outros tipos de ataques, cerca de 14% são devido a erros causados pela equipe sênior de segurança da informação e outros 15%, a falhas de TI.

Nos últimos dois anos, 77% das empresas analisadas sofreram algum tipo de incidente cibernético. No mesmo período, o erro humano acidental (38%) foi responsável por mais incidentes do que qualquer outro fator.

Leia mais 6z23s

REGISTRO

Solução do PTI recebe certificado do INPI u6sn

Há 435 dias
REFORÇO

Marabraz turbina segurança 584ej

Há 436 dias
SEGURANÇA

Governo francês é alvo de ataques “sem precedentes” 2d5x60

Há 436 dias
SENHAS

Hackers russos atacam Microsoft pela segunda vez 6y2c6k

CLIENTES

ISP pode vender cibersegurança 5x3m11

METAL

Bruning: proteção contra ataques com Trend Micro vh6w