.png?w=730)
Alexandre Perozzo, gerente de Tecnologia da Informação (TI) da Bacardí Brasil (Foto: Divulgação)
A Bacardí, uma das maiores empresas de bebidas do mundo, migrou o sistema de gestão da sua operação brasileira para o S/4 da SAP, em um projeto entregue pela Solutio, responsável pela troca da solução fiscal usada pela marca.
“Essa decisão teve o objetivo de reduzir o risco de sanções impostas pela lei, uma vez que o governo examina de perto os registros das empresas e as imprecisões de dados financeiros eram comuns, exigindo um extenso retrabalho. A infraestrutura limitada e a dependência de processos manuais, em vez de tecnologia, aram a gerar custo elevado para a Bacardí”, explica Alexandre Perozzo, gerente de tecnologia da informação da Bacardí Brasil.
Neste processo, a equipe da Solutio trabalhou para automatizar e centralizar as diversas operações fiscais da Bacardí.
A partir da adoção da tecnologia, a Bacardí reduziu o tempo de fechamento fiscal de três dias para um dia, além de ter diminuído os riscos de penalidades impostas pela lei brasileira.
"A solução nos permitiu resolver vários desafios críticos gerados pelo sistema fiscal hostil e complexo no Brasil. A redução do tempo de fechamento também proporcionou aumento da confiabilidade dos dados e, consequentemente, aperfeiçoou a qualidade da gestão fiscal”, diz Perozzo.
Adicionalmente, a Bacardí conseguiu abandonar uma estrutura excessiva, em que usava quatro sistemas desconectados, para utilizar apenas uma solução 100% inclusiva no ERP da SAP.
A documentação dos processos fiscais e cálculos de impostos também aram a acontecer com mais rapidez e precisão, eliminando o retrabalho manual, além de ter reduzido significativamente os custos de infraestrutura e e técnico.
Fundada por Don Facundo Bacardí Massó, em Santiago de Cuba no ano de 1862, a Bacardi está na sua sétima geração da família a comandar a empresa.
Com presença em mais de 170 países, a companhia tem um portfólio com mais de 200 marcas e rótulos, incluindo o rum Bacardi, líder de vendas e premiações no mundo; o gin Bombay Sapphire, líder mundial em sua categoria; e a vodka Grey Goose, líder na categoria super .
Já a Solutio, idealizada em 2012, é uma empresa média no segmento de soluções fiscais, mas tem um nome experiente por trás.
A consultoria foi fundada por Flávio Ortencio, que nos anos 1990 fundou a Soft Team, outra companhia especializada em soluções fiscais, comprada pela Totvs em 2007 (e revendida para a Sonda em 2010).
Com a nova empresa, criada como uma parte da operação da Complex, uma parceira SAP brasileira comprada pela multinacional indiana TechMahindra, Ortencio focou no mercado SAP. A Solutio atua de forma independente desde 2015.