ARMAZENAMENTO

Banco Carrefour: backup com Veritas 263o1t

A instituição reduziu em 78% o espaço usado para guardar dados. 5j1lt

11 de novembro de 2019 - 11:25
O Banco Carrefour atende ao segmento de varejo dos supermercados Carrefour e Atacadão. Foto: Divulgação.

O Banco Carrefour atende ao segmento de varejo dos supermercados Carrefour e Atacadão. Foto: Divulgação.

O Banco Carrefour, braço financeiro do grupo de varejo, adotou as soluções Veritas Netbackup e Infoscale para backup, restore, otimização e sanitização de dados. 

A implementação foi realizada em três etapas: na primeira, foi virtualizado 90% do ambiente. Depois, feito o backup das demais máquinas e files services. Na terceira etapa, foram adotadas soluções de big data.

Com isso, o Banco Carrefour reduziu em 78% o espaço usado para guardar dados e diminuiu de 30 para cinco horas o tempo que levava para concluir o armazenamento das informações do servidor de arquivos.

Atualmente, os dados são armazenados em dois data centers. Dessa forma, a empresa consegue proteger os servidores de arquivos e o banco de dados, que atende às aplicações de cartões de crédito e informações dos usuários. 

Com o projeto, a empresa eliminou a duplicação que acontecia com muita frequência, e, hoje, tudo o que está repetido é automaticamente descartado, reduzindo o volume armazenado de 2.4 para 1.9 terabytes.

"Entender a real necessidade do armazenamento e, principalmente, tirar valor agregado para o negócio desse armazenamento foi fator chave na decisão de escolha pela solução da Veritas. Hoje, além da velocidade de armazenamento, ganhamos a possibilidade de replicação de ambientes produtivos que ajudam o nosso lab e incubação de startups", diz José Manuel Silva, diretor de TI e operações do Carrefour.

O projeto também aprimorou a entrega de infraestrutura como serviço.

"A Veritas nos ajudou a entender as nossas informações e definir quais dados precisam ter backup. Reduzimos muito os tempos de backup, gerenciamento e espaço de armazenamento, mas sempre lembrando que o mais importante não é o backup e sim a garantia que o dado será restaurado no tempo que o negócio precisa”, afirma Marcos Braga Stahl, gerente de TI Infraestrutura do Banco Carrefour. 

A empresa pretende expandir o contrato com a Veritas além dos atuais cinco anos. 

“Além disso, o Banco Carrefour já tem em seu horizonte a conexão com nuvens públicas, que devem ser utilizadas apenas para os dados de longuíssima retenção. Com a implantação dessa plataforma demos um o significativo na adequação à Lei Geral de Proteção de Dados”, conclui o gerente.

Com mais de 8 milhões de clientes, a instituição financeira atende ao segmento de varejo dos supermercados Carrefour e Atacadão. 

Há mais de 40 anos no país, o Grupo Carrefour Brasil reúne operações de varejo e cash&carry, além do Banco Carrefour e sua divisão imobiliária, o Carrefour Property. 

Atualmente, conta com os formatos Carrefour (hipermercado), Carrefour Bairro e Carrefour Market (supermercado), Carrefour Express (varejo de proximidade), Carrefour.com (e-commerce), Atacadão (atacado e atacado de autosserviço) e Supeco (atacado de autosserviço de proximidade), além de postos de combustíveis e drogarias. 

Presente em todos os Estados e Distrito Federal, sua operação abrange 638 pontos de vendas.

Leia mais 6z23s

CASHBACK

Banco Inter tem app com 60 parceiros de varejo online 4q3o66

Há 2023 dias
INOVAÇÃO

Linx elimina VP de Tecnologia 1z442f

Há 2026 dias
LIDERANÇA

Linx tem novo CFO 484b

Há 2044 dias
STARTUP

Carrefour adquire 49% da fintech Ewally 4c4n6

EXCLUSIVO

Getnet: troca no comando da TI 521a

DIGITAL

Itaú adquire a Zup 2r2063

ABERTURA

XP Investimentos fará IPO na Nasdaq 4n6h2d

EXPERIÊNCIA

Agibank testa novo aplicativo 5n2r73

PRÊMIO

Bradesco lidera ranking de inovação no uso de TI 3m6u5u

EDUCAÇÃO

Santander oferece 240 bolsas de programação 1l4x23