.jpg?w=730)
Cláudio Coutinho, presidente do Banrisul. Foto: David Pires.
O Banrisul, banco estatal do Rio Grande do Sul, acaba de lançar o BanriTech, hub de inovação criado em colaboração com o Tecnopuc, parque tecnológico da PUCRS.
Segundo a instituição, o projeto terá quatro frentes de atuação: espaço de coworking, desenvolvimento e aceleração de startups, estímulo a investimentos e área voltada à educação.
O espaço de coworking, chamado de Hub.Space, deve ser inaugurado no início de 2021. Ele ficará no Museu da Comunicação Hipólito José da Costa, localizado na Rua dos Andradas — um dos principais endereços do centro de Porto Alegre.
No local destinado à promoção de novas ideias, pesquisa, experimentação e cocriação, serão abrigadas startups selecionadas no programa de aceleração.
Batizada de Hub.Startup, a seleção tem o primeiro edital previsto para o início do ano que vem. Inicialmente, serão 30 vagas para fintechs com foco em áreas como integração de sistemas, modelagem de agronegócio e de crédito, riscos e inteligência artificial.
A terceira frente de atuação será o Hub.Venture, voltado a estimular ações que buscam agregar valor e potencializar resultados de startups por meio de fundos de investimento e/ou mentoria.
Para isso, o Banrisul já aprovou o aporte de até R$ 20 milhões no Fundo de Coinvestimento Anjo para startups inovadoras, o FIP Anjo, do BNDES, com recursos voltados às iniciativas no Rio Grande do Sul.
Já o Hub.Education promoverá ações voltadas à cultura de inovação, capacitação, qualificação de processos, produtos e serviços para a geração de novos negócios.
A instituição também irá auxiliar na conexão de mentores internos do Banrisul com as empresas incubadas, incentivando a inovação dentro do banco e, em contrapartida, compartilhando conhecimento sobre áreas temáticas com as startups.
“Acreditamos fortemente que esse é o primeiro o para uma conexão profunda do Banrisul com toda comunidade de startups e de empresas inovadoras do Rio Grande do Sul. Nós vamos conseguir êxito nessa nossa jornada, acelerando o processo do banco na sua jornada de transformação digital”, afirma Cláudio Coutinho, presidente do Banrisul.
No desenvolvimento do programa, o Tecnopuc entra com a prestação de serviços de capacitação e consultoria técnica especializada.
"O BanriTech vai além de fomentar novos negócios, possibilitando também mudança de mindset das equipes de nossas instituições, gerando novas oportunidades de capacitação e desenvolvimento de startups no ecossistema gaúcho de inovação, em especial na área das fintechs”, destaca Jorge Audy, superintendente de inovação e desenvolvimento da PUCRS.
Antes do hub, o Banrisul já tinha presença em projetos como o Instituto Caldeira, uma das iniciativas mais badaladas no ecossistema de inovação gaúcho no últimos anos, e o Inova RS, programa de inovação lançado pelo governo do estado em 2019.
“O Banrisul já foi e continua sendo a referência e a alavanca para os investimentos em tecnologia e inovação no estado. Mais uma vez, o banco assume esse protagonismo, ajudando a estabelecer a plataforma que vai permitir conexões para aflorar esse melhor espírito criativo para novas soluções e novos negócios”, afirma Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul.
O Banrisul fechou 2019 com um lucro líquido de R$ 1,34 bilhão, um aumento de 28,2% em comparação com o ano anterior.
No primeiro semestre de 2020, 75% das transações do banco foram realizadas pelos seus meios digitais, número que representa 170 milhões de operações, uma média de 948 mil por dia.