.png?w=730)
Próximo o é ampliar portfólio de serviços oferecidos por meio de APIs (Foto: Depositphotos)
A Balcão Brasileiro de Comercialização de Energia (BBCE), uma espécie de bolsa na qual se compram e vendem contratos de fornecimento de energia, ampliou o uso de APIs na sua operação, visando uma maior integração das plataformas da empresa com as de seus parceiros e clientes.
A solução escolhida foi a DHuO API da Engineering Brasil, que fornece capacidades de design, governança e colaboração a todo o ciclo de vida das APIs de um negócio.
Um dos principais ambientes integrados pelo projeto é o EHUB, uma plataforma de negócios baseada no conceito de open innovation, que foi lançada no segundo semestre de 2022 e, desde então, atende cerca de 300 comercializadoras e três mil traders.
A plataforma oferece multisserviços para compra e venda no ambiente de contratação livre, no qual os consumidores adquirem altos volumes de energia elétrica de comercializadoras, geradoras ou distribuidoras de energia.
O ecossistema também possibilita oferecer a negociação de multiprodutos, como derivativos de energia, que a BBCE opera em outra plataforma, e, em breve, migrará para o EHUB.
De acordo com Marcelo Bianchini, gerente de produtos, comunicação e marketing da BBCE, o projeto propiciou a criação do BBCE Connect, através do qual a empresa trata suas APIs como um produto de negócio e as segmenta para diversos serviços e mercados, aumentando o valor agregado das negociações da companhia.
Segundo a BBCE, o próximo o é ampliar seu portfólio de serviços oferecidos por meio de APIs, pensando nos ganhos de governança, escalabilidade da plataforma e no e a diferentes estratégias de instalação.
Fundada em 2012, a BBCE é uma empresa de capital fechado e conta com mais de 40 acionistas, entre eles, Capitale Energia, Diferencial Energia, Delta, EDP, Matrix Energy Trading e Nova Energia, que apostam em sua plataforma de negociação do mercado físico.
A empresa já fechou mais de 306 mil contratos com mais de 300 clientes, e, atualmente, é a única a de balcão autorizada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) a oferecer registro e negociação de derivativos de balcão de energia.
Em atuação desde 2008 e com sede na capital paulista, a Engineering Brasil se especializa em digitalização e conta com cerca de 13 mil funcionários em 65 localidades espalhadas pela Europa, América do Norte e América Latina.
Entre seus clientes, estão nomes como Caloi, Claro, Fiat, Eletrobras, Fleury, Gerdau, Google, Campari, Nestlé, Natura, Pfizer, Red Bull, Tim, Unimed e Volvo.