ENERGIA

BBCE expande APIs com Engineering Brasil 171sv

Projeto tinha como foco ampliar as possibilidades de integração com parceiros e clientes. 4393z

15 de agosto de 2023 - 10:47
Próximo o é ampliar portfólio de serviços oferecidos por meio de APIs (Foto: Depositphotos)

Próximo o é ampliar portfólio de serviços oferecidos por meio de APIs (Foto: Depositphotos)

A Balcão Brasileiro de Comercialização de Energia (BBCE), uma espécie de bolsa na qual se compram e vendem contratos de fornecimento de energia, ampliou o uso de APIs na sua operação, visando uma maior integração das plataformas da empresa com as de seus parceiros e clientes.

A solução escolhida foi a DHuO API da Engineering Brasil, que fornece capacidades de design, governança e colaboração a todo o ciclo de vida das APIs de um negócio. 

Um dos principais ambientes integrados pelo projeto é o EHUB, uma plataforma de negócios baseada no conceito de open innovation, que foi lançada no segundo semestre de 2022 e, desde então, atende cerca de 300 comercializadoras e três mil traders. 

A plataforma oferece multisserviços para compra e venda no ambiente de contratação livre, no qual os consumidores adquirem altos volumes de energia elétrica de comercializadoras, geradoras ou distribuidoras de energia. 

O ecossistema também possibilita oferecer a negociação de multiprodutos, como derivativos de energia, que a BBCE opera em outra plataforma, e, em breve, migrará para o EHUB. 

De acordo com Marcelo Bianchini, gerente de produtos, comunicação e marketing da BBCE, o projeto propiciou a criação do BBCE Connect, através do qual a empresa trata suas APIs como um produto de negócio e as segmenta para diversos serviços e mercados, aumentando o valor agregado das negociações da companhia.

Segundo a BBCE, o próximo o é ampliar seu portfólio de serviços oferecidos por meio de APIs, pensando nos ganhos de governança, escalabilidade da plataforma e no e a diferentes estratégias de instalação.

Fundada em 2012, a BBCE é uma empresa de capital fechado e conta com mais de 40 acionistas, entre eles, Capitale Energia, Diferencial Energia, Delta, EDP, Matrix Energy Trading e Nova Energia, que apostam em sua plataforma de negociação do mercado físico.

A empresa já fechou mais de 306 mil contratos com mais de 300 clientes, e, atualmente, é a única a de balcão autorizada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) a oferecer registro e negociação de derivativos de balcão de energia. 

Em atuação desde 2008 e com sede na capital paulista, a Engineering Brasil se especializa em digitalização e conta com cerca de 13 mil funcionários em 65 localidades espalhadas pela Europa, América do Norte e América Latina.

Entre seus clientes, estão nomes como Caloi, Claro, Fiat, Eletrobras, Fleury, Gerdau, Google, Campari, Nestlé, Natura, Pfizer, Red Bull, Tim, Unimed e Volvo.

Leia mais 6z23s

SISTEMAS

TSEA Energia roda Datasul na nuvem 606h1u

Há 688 dias
GASOLINA

Startup aposta em delivery de combustíveis 2b5p48

Há 689 dias
ENERGIA

Cemig monitora rede elétrica com Pix Force 6r15g

Há 694 dias
PORTUÁRIO

Porto Itapoá monitora contêineres com Lyncas l6z6x

SMART CITIES

Porto Alegre tem iluminação inteligente 3i3x1p

NADA MAL

Bradesco BBI empolgado com a Intelbras 65r3e