
A Bee Delivery já ultraou 16 milhões de entregas desde o início da operação. Foto: Divulgação
A Bee Delivery, franquia de entregas por aplicativo do Rio Grande do Norte, otimizou seu sistema do Google Maps com a Software One, especializada em soluções de software e tecnologia de nuvem.
O processo durou cerca de dois meses e agora já está em fase de finalização, seguindo para manutenção e futuros aperfeiçoamentos.
Segundo a Bee Delivery, no início, a empresa teve bons resultados com a ferramenta do Google, mas conforme o negócio cresceu, o gerenciamento trouxe dificuldades, dentre elas, a verificação dos endereços dos clientes.
Antes da otimização, era preciso pré-cadastrar os bairros e condomínios atendidos e, manualmente, buscar o ponto central do endereço para mapeá-lo como uma região no aplicativo de delivery.
De acordo com Ramon Sarmento, gerente de tecnologia da Bee Delivery, embora mais assertivo, esse sistema gerava despesas de cerca de R$ 20 mil mensais para a empresa.
Por isso, em busca de reduzir os custos, a companhia decidiu pela otimização de sua logística, conservando o Google Maps e inserindo detalhes que tornassem a solução mais dinâmica.
Como conta Diego Moreira, executivo do Google Maps responsável pela condução do projeto, foi necessário validar e indicar a melhor forma de utilizar a ferramenta para inverter os gastos e gerar melhores retornos para a empresa.
Inicialmente, a Software One mapeou a validação de endereços por meio da API Autocomplete da Google, para garantir que quando o cliente começa a digitar, o aplicativo o reconheça e sugira o nome correto. Com isso, foi possível minimizar as intercorrências com locais inexistentes.
“Diminuímos muito o problema de entregas em lugares que não existem ou que, na verdade, ficam em outra parte da cidade. Isso resultou em velocidade e garantia das entregas, além da otimização do tempo do motoboy”, conta Moreira.
Além disso, para conferir maior agilidade às entregas, a Software One sugeriu ainda que a Bee Delivery adotasse a API Directions, capaz de identificar a melhor rota para chegar em determinado destino em menos tempo.
Também foi realizada uma adaptação nela para otimizar as rotas, feita por meio da API Directions Advanced. Com ela, o cliente pode acompanhar todo o trajeto da entrega até o destino final, com auxílio do aplicativo Geocoding do Google Maps.
De acordo com a Bee Delivery, a otimização resultou no aumento da confiabilidade de dados que acarretou na expansão orgânica da empresa para mais cidades e regiões, antes limitada à região Nordeste brasileira.
Agora, a Bee Delivery atende mais de 140 cidades e já ultraou 16 milhões de entregas desde o início da operação.
Em faturamento, isso significou 23% de redução de custos, devido à diminuição da distância de deslocamento dos entregadores.
“Sentimos um grande impacto na gestão de custos, no e e na manutenção do serviço. Toda a comunicação e transparência trouxe uma sensação de segurança em utilizar o serviço de forma correta e a certeza de que somos cobrados pelo que realmente utilizamos”, reflete Sarmento.
Fundada em 2018 e com sede em Mossoró, a Bee Delivery tem opções de entrega por moto, bicicleta e carro, somando mais de 600 mil entregadores em todo o Brasil que atendem mais de 130 mil empresas cadastradas.
Já a Software One é uma provedora global com sede na Suíça. Com cerca de 7,7 mil funcionários e com prestação de serviços em 90 países, a empresa atende 65 mil clientes com soluções em nuvem e software de mais de 7,5 mil fabricantes.