
Movida pela ambição de liderar o varejo de Apple no Brasil, o Grupo Herval, de Dois Irmãos (RS), acaba de comprar a rede de lojas Apple Resellers MyStore, de São Paulo.
O valor da compra não foi revelado.
Com a aquisição a rede gaúcha amplia para 19 as revendas da marca Apple em cinco estados – Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais, São Paulo e Mato Grosso do Sul – e Brasília.
“Estamos adquirindo lojas já consolidadas e ganhando tempo para o projeto de expansão de 2012”, diz Germano Grings, diretor e responsável pelo segmento Varejo dentro do Grupo Herval.
A expansão da divisão Apple é uma das principais partes da estratégia de investimento de R$ 80 milhões previsto pela Herval para o setor de varejo até 2012.
Além disso, a aposta em Apple vem de encontro aos 25% de faturamento em TI para o final de 2011 – resultado a ser obtido em outras unidades como HervalTech e os departamentos de informática das Lojas TaQi.
Maior do Brasil
Em número de revendas exclusivas autorizadas, a organização já é a maior parceira Apple no Brasil.
Até agosto, eram nove lojas iPlace. Nessa quinta-feira, 08, com a inauguração de uma nova unidade no Mooca Plaza Shopping, também em São Paulo, o número subirá para 12, sob o guarda-chuva iPlace.
As primeiras Apple Resellers (APR) do Grupo Herval, iPlace, foram inauguradas em março de 2010. Hoje a iPlace está presente em dois shoppings de Porto Alegre, um de Caxias do Sul, um de Florianópolis, dois em Brasília, dois em Belo Horizonte e quatro em São Paulo.
SP lidera
Já a A MyStore possui unidades nos shoppings Anália Franco, Shopping Cidade Jardim, Shopping Eldorado, Shopping Ibirapuera e Shopping VillaLobos em São Paulo, Shopping Iguatemi Alphaville e Shopping Iguatemi Campinas.
No placar dos estados, o Grupo Herval terá 12 revendas paulistas, contra sete nos outros estados. Isso porque, na opinião de Grings, “o paulista tem um grande apetite por produtos inovadores”.
“O Brasil a por um bom momento e acreditamos que o consumo dos produtos da Apple acompanha este processo”, complementa Grings, para quem a empresa do falecido Steve Jobs capturou o imaginário do público consumidor.
iPlace ou MyStore
Ainda não foi decidido se a marca MyStore permanecerá ou dará lugar ao iPlace.
Já a experiência de serviço deve ser mantida, nas duas redes.
Para Grings, o crescimento da rede Apple não se baseia somente na venda dos produtos, mas também – e principalmente – na aposta em serviços, como degustação de equipamentos, fornecimento de salas para treinamento em produtos e software e o preparo dos vendedores como consultores capazes de entender e solucionar cada demanda apresentada.
O Grupo Herval atua não só no varejo, como também nos setores de atacado, industrial e serviços.
A organização, que também controla revendas corporativas da HP e a rede de móveis e eletrônicos Taqí, projeta para este ano um faturamento na casa dos R$ 2 bilhões, reunindo as vendas de todas as divisões.