VELOCIDADE

Bradesco: conexão Starlink na Amazônia 5n5z44

Rede terá segundo link com provedores locais e proteção SD-WAN. 5nl3q

22 de agosto de 2023 - 10:57
Foto: Depositphotos

Foto: Depositphotos

O Bradesco anunciou que três de suas agências localizadas na região amazônica agora possuem conexão com a rede Starlink, empresa de satélites de baixa órbita da SpaceX.

A implementação realizada nos municípios de Tefé, Carauari e Tabatinga foi feita pela Sencinet, integradora paulista de telecomunicações e serviços em nuvem.

Tefé será a primeira cidade da região a ser contemplada pelo projeto. Localizada a 500 quilômetros de Manaus, no coração do Amazonas, a cidade tem 60 mil habitantes, dos quais mais de 50% são clientes do Bradesco. 

Já Carauari fica no Sudoeste amazonense, nas margens do rio Juruá, abrigando uma população de cerca de 30 mil habitantes. Tabatinga, por sua vez, conta com 68 mil habitantes localizados na tríplice fronteira entre o Brasil, Colômbia e Peru.

A solução também deve impactar municípios vizinhos como Juruá, Uarini, Alvarães, Japurá, Maraã e comunidades ribeirinhas. 

Como a rede Starlink capta o sinal a partir de satélites de baixa órbita, ela não depende de infraestrutura de cabeamento para assegurar um bom sinal de conexão à internet. 

No setor bancário, a ideia é garantir um padrão de conexão muito semelhante em todo o território nacional, o que permite que operações se tornem mais rápidas.

Segundo o banco, agora, com a tecnologia, suas unidades am a usufruir de transações e comunicações on-line mais velozes e eficientes para seus clientes.

Com a Starlink, a operação se torna 100 vezes mais rápida do que com o sistema utilizado anteriormente pelo banco, além de a solução também poder ser usada como contingência em locais que possuem fibra óptica sem opção de segundo link com alta performance.

Para acompanhar a nova estrutura, a Sencinet ainda instalou soluções SD-WAN, que permitem uma ampliação significativa dos níveis de segurança em toda a rede.

Além disso, a integradora estabeleceu parcerias com provedores de serviços de internet locais para que a instituição financeira pudesse ter um segundo link de conexão.

Isso foi feito, pois o Bradesco tem como padrão atuar com duas conexões em cada agência, o que garante mais estabilidade operacional.

Desde a instalação da rede, o Bradesco afirma que a conexão já resultou em um atendimento mais rápido e consistente, com transações realizadas em poucos segundos.

Walkiria Marchetti, diretora executiva de TI do Bradesco, conta que a adoção da solução da Starlink na operação das agências da instituição financeira está alinhada com o foco na centralidade nos clientes, para proporcionar cada vez mais agilidade em todas as regiões do Brasil. 

"A inovação e o uso de tecnologias emergentes para atender os nossos clientes fazem parte do DNA do Bradesco, e os primeiros resultados dessa nova conexão nos permitem afirmar que esse modelo será rapidamente replicado em outras localidades com as mesmas características”, explica.

O banco ainda prevê para este mês a instalação da tecnologia nas cidades de São Gabriel da Cachoeira, Benjamin Constant e Manicoré, municípios que reúnem entre 44 mil e 60 mil habitantes.

Em atuação desde 1943, o Bradesco é um dos maiores bancos privados da América Latina, com mais de 75 milhões de clientes. Hoje, 98% das suas transações são realizadas de forma virtual, além de uma rede de mais de 8,2 mil pontos físicos.

Com sede em São Paulo, a Sencinet possui duas redes de fibra metropolitana em Buenos Aires e Bogotá, quatro data centers e cinco teleportos, que compõem uma rede de satélites integrada.

Segundo a empresa, essa estrutura é capaz de oferecer soluções de conectividade em 100% do território da América Latina. A companhia é licenciada para fornecer serviços via satélite em 11 países e conta com um portfólio de 400 clientes.

Leia mais 6z23s

CONECTIVIDADE

Garimpos ilegais usam antenas de Elon Musk 2d2x55

Há 717 dias
CONECTIVIDADE

Itaú Unibanco testa conexão com rede Starlink s6u6a

Há 764 dias
SATÉLITES

Musk: plano é levar 3 mil pontos de internet para a Amazônia d5d3v

Há 1098 dias
QUE TAL

Bolsonaro tem reunião com Elon Musk 591tz

CASE DE SUCESSO

Veja como a Teletex ajudou o Banco da Amazônia 4j143w

VERDE

Como e Natura: programa foca Amazônia 6p95x