CONECTIVIDADE

Garimpos ilegais usam antenas de Elon Musk 2d2x55

Expectativa com a chegada da Starlink era conectar escolas da Amazônia. Um ano depois, a realidade é outra. 463i5q

05 de junho de 2023 - 14:24
Elon Musk, dono da SpaceX (Foto: Depositphotos)

Elon Musk, dono da SpaceX (Foto: Depositphotos)

As antenas da Starlink, empresa de Elon Musk especializada em banda larga de alta potência para regiões remotas, têm sido utilizadas por garimpeiros que atuam ilegalmente em terras indígenas na Amazônia.

A tecnologia ganhou destaque no Brasil em maio do ano ado, quando o empresário se reuniu com o então presidente Jair Bolsonaro (PL). Na ocasião, foi negociado um acordo para levar mais de 3 mil pontos de internet via satélite para a região, bem como oferecer conexão a 19 mil escolas.

Um ano depois, o UOL levantou que nenhum acordo foi fechado com o Governo Federal e, até o momento, apenas três escolas estaduais no Amazonas possuem antenas Starlink. Os equipamentos foram doados em setembro como uma demonstração.

Em outubro, o governo chegou a abrir um edital para provedores de internet oferecerem banda larga a 6,9 mil escolas, processo do qual a Starlink não chegou a participar.

A aderência dos garimpos ilegais, entretanto, é resultado da comercialização privada em grupos de WhatsApp e Facebook. O serviço hoje soma 50 mil clientes no Brasil.

Entre fevereiro e março deste ano, agentes federais apreenderam sete antenas da Starlink em garimpos ilegais na floresta amazônica, inclusive em terras Yanomami, na área conhecida como Ouro Mil, controlada pelo Primeiro Comando da Capital (PCC).

Na época, o Ibama e outros órgãos federais chegaram a estudar o bloqueio do sinal da Starlink em áreas de mineração ilegal.

De acordo com fiscais ambientais, o uso da tecnologia para a prática ilegal de garimpo é mais um obstáculo à fiscalização e ao combate ao crime, que está abandonando aos poucos a comunicação via rádio e se modernizando.

Conforme reporta o g1, a conexão é utilizada para realizar pagamentos, coordenar ações e receber avisos prévios de batidas policiais.

A SpaceX, empresa do bilionário Elon Musk, está aproveitando sua experiência na construção de foguetes e espaçonaves para implantar o sistema de internet banda larga da Starlink.

Em seu site, a companhia oferece custo único de hardware a partir de R$ 2 mil e internet a partir de R$ 230 para locais remotos e rurais.

Os satélites são apenas uma parte da SpaceX. Fundada em 2002, a empresa já realizou missões de turismo espacial e enviou astronautas e suprimentos para a Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) pela Nasa.

Em 2008, no primeiro lançamento de um foguete da companhia, Musk enviou um carro da Tesla para o espaço.

Leia mais 6z23s

CONECTIVIDADE

Itaú Unibanco testa conexão com rede Starlink s6u6a

Há 765 dias
ZOEIRA

Tesla: vídeos de clientes viram chacota 31115k

Há 774 dias
MODELOS

Você é um gestor estilo Elon Musk? 4u3a1e

Há 872 dias
RENÚNCIA

Musk promete deixar direção do Twitter 5m575e

ARALHO

Musk começa demissões em massa no Twitter 722hw

SOB NOVA DIREÇÃO

Musk vai monopolizar comando do Twitter 2f1m60