Brasil tem 1o laboratório de teste de RFID 45523s

Campinas é sede do primeiro laboratório brasileiro preparado para realizar testes em grande escala de soluções de RFID. O centro, inaugurado pelo ministro de Ciências e Tecnologia (MCT), Aloizio Mercadante; tem investimento de R$ 9 milhões e é a única instalação do país equipada com câmera semianecóica, que permite simulações do uso da tecnologia de RFID em ambiente limpo para evitar inteferência do sinal das antenas. 4z4x6t

07 de fevereiro de 2011 - 09:17

Campinas é sede do primeiro laboratório brasileiro preparado para realizar testes em grande escala de soluções de RFID.

O centro, inaugurado pelo ministro de Ciências e Tecnologia (MCT), Aloizio Mercadante; tem investimento de R$ 9 milhões e é a única instalação do país equipada com câmera semianecóica, que permite simulações do uso da tecnologia de RFID em ambiente limpo para evitar inteferência do sinal das antenas.

O centro, que vai funcionar em um prédio novo construído no qD, vai atender aos setores público e privado.

Conforme Mercadante, do investimento na obra, cerca de 90% dos recursos foram reados pelo Finep, via Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), do MCT. Os 10% restantes foram aportados pelo qD.

O qD vem desenvolvendo projetos nessa área desde 2007 e agora recebeu apoio do governo para a implantação de um espaço projetado para as análises das aplicações de RFID, de acordo com os padrões da EPC Global, entidade responsável pela implementação de Produtos (EPC).

De acordo com o presidente do qD, Hélio Graciosa; o laboratório é o primeiro da América Latina com essas características. Segundo ele, só existem apenas seis no mundo iguais a este.

Atualmente, entidades do setor público como o Ministério da Saúde e Denatran investem em projetos de RFID.  O primeiro, na aplicação de etiquetas de RFID em recém-nascidos para rastreabilidade dos bebês nos hospitais e o segundo na utilização dos dispositivos para controle de carros nas rodovias federais.

Já entre as companhias, a Petrobras investe em um projeto apoiado pelo novo centro de Campinas, focado no rastreamento de amostras de combustíveis; e a Embraer no tesde de uma nova solução, cuja função ainda não foi detalhada.

O Brasil também pretende estabelecer um padrão único da tecnologia de identificação por radiofreqüência a ser utilizada em qualquer tipo de produto em circulação pelo país. Para isto, o MCT, o Ministério da Fazenda e as Secretarias de Fazenda de todos os estados fecharam acordo de cooperação para a criação do Brasil-ID: Sistema de Identificação, Rastreamento e Autenticação de Mercadorias, já em desenvolvimento, informa o ComputerWorld.

Leia mais 6z23s

Há 5482 dias

NEC: RFID para Albert Einstein 684258

Zebra RXi4 poupa 10% em etiquetagem RFID 2h6d19

Coss põe as fichas no RFID 2w2r6q

Alemanha terá identidade com RFID 14273z

Haco lança RFID para mundo fashion 6f3j18

ABnote: RFID em massa 5iw3a