.jpg?w=730)
Empresa faz 60 mil entregas por dia. Foto: divulgação.
A Braspress, uma das maiores transportadoras de encomendas expressas e carga fracionada do Brasil, retomou suas operações oito dias após sofrer um ataque de ransomware que criptografou 280 servidores.
Em nota publicada em seu site, a empresa informou no dia 8 de julho o incidente crítico ocorrido na noite anterior.
“Nossos sistemas de segurança detectaram a invasão instantaneamente, nos obrigando a tirar nossos sistemas operacionais do ar. Entretanto, já estamos restaurando nossos backups íntegros, realizados dois minutos antes da invasão”, afirmou o comunicado.
Naquele momento, a companhia disse estar “levantando toda a base de dados para recuperar nossas operações, cujo trabalho já está em fase muito adiantada”.
Urubatan Helou, presidente da Braspress, foi menos otimista em sua postagem sobre o assunto no LinkedIn.
“Os hackers abriram uma sala de negociação e não vou negociar. Não dou $$$$ para bandido. Fizeram um grande estrago em nosso banco de dados e nos 280 servidores. Espero ir lentamente com nosso time de TI e fazer as operações irem retornando lentamente. O estrago foi muito grande que se tiver conserto levará alguns anos", publicou Helou.
De acordo com o CISO Advisor, fontes próximas à empresa disseram que o grupo que opera o ransomware Akira é o suspeito pelo ataque. Apesar disso, o grupo não publicou o nome da companhia no seu site de vazamentos na dark web.
Conforme o site Convergência Digital, a rápida recuperação surpreendeu, mas a Braspress não informa como realizou a higienização em tempo recorde.
No informe ao mercado, a transportadora afirma ter higienizado 280 servidores, 3,5 mil estações de serviço, com 100 TB de backups restaurados e banco de dados “íntegro”. A empresa assegura que não houve vazamento de dados.
O ataque segue sob investigação da Delegacia de Crimes Cibernéticos de São Paulo.
Criada em 1977, a Braspress tem mais de 3 mil veículos, 9 mil colaboradores e 4 mil terceirizados distribuídos em 120 filiais próprias pelo país. A empresa faz 60 mil entregas por dia, mais de 1,2 milhão de despachos por mês e roda 200 milhões de quilômetros a cada ano.