
Antonio Carlos Cesco, diretor de Tecnologia e Transformação Digital da BRF.
A BRF, gigante global de alimentos, vai migrar o seu sistema de gestão para o S/4 Hana.
O projeto está em “fase de preparação” e deve começar no início de 2025 e ser concluído em 11 meses, aponta a SAP em nota.
No texto divulgado para a imprensa, a SAP não chega a mencionar quais consultorias estarão envolvidas na iniciativa.
Isso pode ter acontecido porque os parceiros ainda não foram definidos pela BRF, o que seria comum nessa altura do campeonato, em que ainda está sendo definido o roteiro de como será feita a migração.
O projeto deve ter um grande impacto no mercado: a BRF é uma das maiores clientes da multinacional alemã no Brasil, tendo sido inclusive a primeira empresa brasileira a comprar o ERP da SAP, ainda em 1996.
É justamente o tipo de cliente que tem se mostrado mais reticente a abandonar as versões anteriores do ERP da SAP pelo S/4, um produto lançado em 2015.
A SAP vem trabalhando no convencimento dos clientes desde então. Um dos argumentos é o Rise with SAP, um programa de migração facilitada ao qual a BRF aderiu.
“A estratégia adotada é realizar uma migração técnica com abordagem clean core. Queremos otimizar processos garantindo que a organização aproveite a versão mais recente do ERP com modificações mínimas, além de extensões e personalizações em conformidade com a nuvem”, afirma Antonio Carlos Cesco, diretor de Tecnologia e Transformação Digital da BRF.
O projeto promete ser complexo, porque o ERP da BRF cobre funcionalidades bem além do trabalho de backoffice, entrando em áreas específicas como compra de grãos, criação dos animais, industrialização, logística, distribuição e comercial.
A BRF, uma das maiores companhias de alimentos do mundo, possui mais de 90 mil colaboradores, 300 mil clientes e está presente em mais de 127 países.