.jpg?w=730)
A Brisanet opera no Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas. Foto: divulgação.
A Brisanet, cearense do segmento de banda larga, TV a cabo, telefonia fixa e móvel, adotou a suíte TVM da MakeValue, catarinense especializada em soluções para gestão financeira e de controladoria baseadas nas plataformas de gestão da SAP.
A operadora foi em busca de uma solução para o controle de aluguéis que atendesse a norma IFRS 16, em vigor desde janeiro de 2019. A regra altera os princípios de reconhecimento, mensuração, apresentação e divulgação dos arrendamentos.
O foco era na melhoria dos controles atuais das operações financeiras, entre elas aplicações, empréstimos e derivativos.
“Isso era fundamental por conta do alto volume de transações e valores envolvidos. Precisávamos de mais agilidade no processo de fechamento contábil mensal”, relata João Paulo Araújo, gerente executivo de controladoria da Brisanet.
Outra demanda a ser atendida pelo projeto é a conciliação dos valores diários das contas correntes, poupando o tempo hoje empregado com esforço manual.
Com go live em abril deste ano, a implantação teve início em dezembro do ano ado na tesouraria, com a implementação dos módulos de investimentos, derivativos, financiamentos e empréstimos, assim como toda a conciliação e contabilização de extratos e conciliação bancária.
No setor de contabilidade, foi implementado o módulo de IFRS16, de normas internacionais de contabilidade estabelecidas em contratos de arrendamento para locações financeiras em geral.
As aplicações da solução incluem o cálculo e controle de todas as operações financeiras relacionadas ao mercado de capitais nos mais variados graus de complexidade. Com esse recurso, é possível realizar a análise e medir em tempo real a situação financeira da companhia.
O projeto foi realizado com quatro consultores de negócio da MakeValue envolvidos e, do lado da Brisanet, mais 10 pessoas atuando em cada uma das frentes de trabalho.
A MakeValue foi fundada em 2017 em ville e atua com soluções certificadas pela SAP para tesouraria, bancos e planejamento financeiro. Hoje, tem mais de 90 clientes, incluindo nomes como Gerdau, Randon, Embraer, Whirlpool, Alpargatas, Grupo Bom Jesus e Pague Menos.
Fundada em 1998, a Brisanet é a maior do país entre os provedores independentes de internet de fibra óptica, operando em 96 cidades do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas com mais de 14,4 mil quilômetros de infraestrutura de backbone.
A empresa também controla a Agility Telecom, que atende 251 municípios na Região Nordeste. Em julho deste ano, levantou R$ 1,25 bilhão em sua oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) na B3, bolsa de valores oficial do Brasil.