
o-fundense dá um gás no SAP. Foto: divulgação.
A BsBIOS, empresa de o Fundo que produz mais de 160 milhões de litros de biodiesel por ano, acaba de migrar todos os seus ambientes SAP para a plataforma Power7, usando sistema operacional AIX6, em um projeto assinado pela porto-alegrense BasisIT.
Como o próprio nome não deixa dúvida, a consultoria gaúcha é especializada em SAP Basis/Netweaver e, conforme o sócio-diretor Thiago Gugliano, realizou o trabalho em cerca de cinco meses.
“Inicialmente, instalamos os ambientes SAP Netweaver PI 7.02 usados para nota fiscal eletrônica (GRC - Nfe-10.0) no AIX. Em seguida, trabalhamos ambientes SAP Netweaver PI 7.3, separando as interfaces do ERP com outros sistemas, do envio das NF-es”, explica Gugliano.
Esta fase, segundo ele, garantiu o isolamento de processos, possibilitando aos sistemas a autonomia de trabalhar com versões independentes, o que otimiza, por exemplo, atualizações.
O próximo o foi a migração do ERP para AIX e a ligação com a nova base de sistemas, o que foi concluído no final de semana de 26 e 27 de maio ado, com tudo migrado e validado.
“Na segunda-feira pela manhã, tudo já estava pronto para uso”, comenta Gugliano.
Além da migração dos ambientes SAP, o projeto também incluiu um upgrade do Oracle para a versão 11.2 e do SAP Netwever PI – GRC para a versão 7.02 (NFEr-10.0).
“As versões antigas estavam perdendo o e, o que é essencial para continuidade do negócio”, conta Jeverson Anderle.
Por falar em e, o contrato entre BsBIOS e BasisIT segue nesta área.
NETWORKING
A consultoria gaúcha chegou ao cliente por indicações de clientes e parceiros, o que inclui a curitibana Spro IT Solutions, que no ano ado implementou seu software SPROMaxys, integrado ao SAP, para otimizar o controle de processos de originação de grãos na empresa de biocombustível.
Com a solução, a empresa de o Fundo ou a mapear, por exemplo, todos os tipos de acordos firmados com cada produtor/fornecedor de grãos, além de detalhar a verificação dos processos relativos à chegada do produto à companhia, entre outros.
A solução foi mais um dos investimentos da BsBIOS em TI, departamento comandado por Vinícius Mallmann que não para quieto: nos últimos dois anos, a organização já reestruturou o parque de servidores com soluções IBM e Oracle, além de investir na área fiscal, com SAP.
Ao todo, a BsBIOS emprega mais de 180 funcionários, tendo faturado R$ 564,6 milhões em 2010, crescimento de 31,2% em comparação ao ano anterior.
Para 2011, a projeção era chegar a R$ 1 bilhão, mas o número oficial ainda não foi divulgado.
A companhia figurou no ranking das "Melhores e Maiores" da Revista Exame, no ano ado, e levou o Prêmio Exportação RS, concedido pela ADVB, na categoria “Dinamismo Exportador”, por ter acrescido em 193% suas vendas para o exterior em 2011.
DAQUI
O cliente de o Fundo não é o único da BasisIT na região Norte do Rio Grande do Sul: a companhia porto-alegrense atende também a Intecnial, de Erechim, por exemplo.
Outros nomes, como Quero-Quero, Multilab e Fallgater se somam à carteira de aproximadamente dez clientes da empresa, que está aberta há cerca de um ano e atende a quase tudo a partir da sede.
“Boa parte dos projetos é realizada remotamente. Se necessário, contratamos e alocamos colaboradores pontualmente”, finaliza Gugliano.