IBM

Busca.Legal vence Watson Build 5b2yt

A plataforma venceu a etapa da América Latina do desafio promovido pela IBM. 5e2l1f

21 de novembro de 2017 - 16:23
Fabio Rodrigues, sócio da Systax e um dos idealizadores do Busca.Legal CF. Foto: Divulgação.

Fabio Rodrigues, sócio da Systax e um dos idealizadores do Busca.Legal CF. Foto: Divulgação.

A Busca.Legal, plataforma que busca facilitar o processo de classificação fiscal, venceu o desafio Watson Build, promovido pela IBM.

Com a plataforma, a empresa busca diminuir riscos de penalidades devido a problemas com a NCM (código adotado pelos países membros do Mercosul para definição de tributos e questões aduaneiras). A Busca.Legal utiliza a base de dados da Systax, que reúne mais de 3 milhões de regras tributárias. 

Esse foi o primeiro desafio cognitivo da IBM projetado exclusivamente para parceiros comerciais. Na primeira fase, a empresa recebeu mais de 1,3 mil parceiros inscritos de sete regiões do mundo: Ásia Oriental, Ásia Ocidental, Europa, Japão, África, América Latina e América do Norte. 

Na segunda fase, os parceiros criaram protótipos funcionais para demonstrar esses produtos e serviços cognitivos com mentoria de especialistas da IBM. O Busca.Legal saiu vencedor entre projetos de toda América Latina. 

Com o Busca.Legal CF, a ideia é facilitar a descoberta da NCM do produto. A tecnologia junta diversos bancos de dados e a a informação de forma rápida ao usuário, utilizando a inteligência artificial como um facilitador do processo. 

“Queríamos dar mais poder ao profissional da área fiscal. Para isso, desenvolvemos uma ferramenta que o auxilie de maneira ágil e inteligente”, explica Fabio Rodrigues, sócio da Systax e um dos idealizadores do Busca.Legal CF.

Por enquanto, o protótipo do Busca.Legal CF funciona para empresas brasileiras. 

“Isso significa que este produto hoje é nacional, mas apenas numa adaptação de conteúdo conseguiríamos transformá-lo em um produto para inúmeros países”, comenta Rodrigues.

Outros recursos que serão adaptados em breve ao Busca.Legal CF são a utilização das ferramentas de voz, tradução e reconhecimento por imagem. 

“Um dos objetivos é que a IBM inclua isso em seu portfólio. Eles possuem uma plataforma chamada IBM Cloud, que conta com várias APIs. Queremos que o Busca.Legal CF esteja disponível para todos os clientes da IBM, que poderão consumir essa informação”, finaliza Rodrigues.

Leia mais 6z23s

INTEL

Vitacon busca prédio conectado com IBM 1w7334

Há 2749 dias
EXCLUSIVO

Rotta troca IBM por Microsoft 6x392p

Há 2777 dias
EDUCAÇÃO

FDC abre laboratório com IBM e MRV 2y1a5v

Há 2781 dias
UNIVERSIDADE

Feevale Techpark e Ventiur aceleram startups 1r151x

CANAL

Infodive é nível máximo da IBM 4s4f4j

WATSON

BRF adota IA para e 4s4ar

PORTO ALEGRE

Watson será jurado em concurso de cosplay 1c6210