Tamanho da fonte: -A+A 2vl4s

Cade deu ultimato para Telefonica. Foto: flickr.com/photos/mstry-2525-gst/
O Conselho istrativo de Defesa Econômica (Cade) determinou que a Telefônica deve escolher entre buscar um novo sócio na Vivo, que teria 50% do controle, ou vender as participações que adquiriu na TIM por meio da compra de ações da Telco - holding que controla a Telecom Itália.
Segundo informa o Valor Econômico, a decisão foi tomada no julgamento do negócio em que a Telefônica obteve o controle da Vivo, comprando as participações que eram da Portugal Telecom.
As condições para a venda de ações da Vivo, caso a Telefônica opte por essa condição, foram mantidas em sigilo.
O conselheiro Eduardo Pontual, relator do processo, ressaltou ainda que a análise dessa operação seria completamente diferente se não houvesse a participação da Telefônica na TIM por meio da Telco.
“A atuação em conjunto da Vivo com a TIM seria extremamente deletéria ao mercado”, disse Pontual. Segundo ele, a partir desse controle na Vivo, a presença da Telefônica na Telco “gera preocupação”.
Pontual afirmou ainda que a Telefônica pode utilizar estratégias unilaterais de mercado que seriam prejudiciais à concorrência. O voto do relator foi seguido por unanimidade.