ESCOLA CONECTADA

Vivo: fibra em escola rural de Viamão y651d

Programa da operadora levou rede de alta velocidade à escola, com link de 54Mbps. 1p6k6v

31 de outubro de 2013 - 17:58
Françoise Trapenard. Foto: divulgação.

Françoise Trapenard. Foto: divulgação.

A Telefônica Vivo, através de seu projeto Escolas Rurais Conectadas, quer levar conexão e infraestrutura tecnológica e educacional para escolas em todo o país. Nesta quinta-feira, 31, a operadora anunciou uma nova fase para a iniciativa, levando uma conexão 100% de fibra para uma escola de Viamão, região metropolitana de Porto Alegre.

A contemplada foi a Escola Municipal de Ensino Fundamental Zeferino de Castro, que conta com 106 alunos e 16 professores. Ela é a primeira instituição do programa a receber a rede de alta velocidade, com um link de 54Mbps.

Além da conexão, todos os alunos receberam dispositivos de o à rede: os alunos de 1º ao 3º ano receberam tablets Samsung e os do 4º ao 9º ano levaram netbooks Positivo. Para os professores, a operadora entregou notebooks.

A escola de Viamão foi selecionada como laboratório por ser uma instituição multiseriada, que possui em uma mesma turma alunos de períodos diferentes.

Outro motivo foi a vocação rural do Rio Grande do Sul, estado com o maior número de escolas beneficiadas pelo programa - são 33 estabelecimentos em 32 municípios, envolvendo 3,5 mil alunos e 230 professores.

No geral, o programa atende cerca de cem escolas, 11 mil alunos e 700 professores, nos estados de Alagoas, Bahia, Minas Gerais, Pernambuco, Santa Catarina e São Paulo, além do Rio Grande do Sul.

Pelo projeto geral, as participantes recebem conexões gratuitas e ilimitadas 3G via o equipamento Vivo Box, assim como dois notebooks de uso escolar. Vale lembrar que as escolas atendidas ficam em regiões rurais, com muitas delas não tendo nenhum tipo de conexão à internet.

Para Françoise Trapenard, presidente da Fundação Telefônica Vivo, responsável pelo projeto, a escola em Viamão é a cereja do bolo para o projeto, que servirá como o espaço para os testes de novas tecnologias, com o uso de kits de robótica, filmadoras e projetores.

"Pulamos a simples inclusão e amos direto para uma realidade avançada de tecnologia escolar. Por isso é necessário um acompanhamento para fazer esta nova realidade funcionar com os alunos e professores", afirma a executiva.

Nas outras escolas, a estrutura complementar oferecida pela Vivo se dá por meio de capacitações online para professores. Já no caso de Viamão, o plano é fazer avaliações mensais para ver como o piloto está evoluindo.

"Firmamos uma parceria com o grupo Future Of Leaning, do MIT, para trabalharmos em metodologias para esta nova realidade nas escolas rurais. Não é simplesmente levar a conexão e dispositivos tecnológicos", ressalta Trapenard.

Segundo a presidente da fundação, 2013 foi a vez de implantar o projeto, com um investimento de R$ 1,5 milhão. 2014 será o momento de observar o andamento do projeto nas escolas participantes e consolidar o uso das tecnologias.

A conexão de escolas rurais faz parte das exigências feitas pela Anatel em contrapartida no leilão do 4G. No entanto, o projeto de capacitações e qualificação do ensino conectado partiu a operadora. Agora, de acordo com Trapenard, o plano é convidar o Ministério da Educação para participar e expandir.

"Após consolidarmos o modelo para nosso programa, a partir de 2015 vamos ampliar o número de instituições. Até 2016 queremos conectar cerca de mil escolas com o 3G", destacou.

Quanto ao piloto em Viamão, usando a conexão por fibra, ainda é cedo para prever se ele deverá ser implantado em outras instituições. Se isso ocorrer, ainda deve levar um tempo.

"É um investimento alto e uma conexão avançada até mesmo para escolas urbanas, quanto mais para instituições que nunca tiveram internet antes. Antes de levar isso adiante, é preciso avaliar, ver suas vantagens e dificuldades", pondera.

Leia mais 6z23s

NA ESCOLA

MS: Office 365 de graça para educação os4k

Há 4717 dias
PITACO

Gates: PC é melhor que tablet na educação 64342h

Há 4713 dias
XENDESKTOP

Bom Jesus: educação virtualizada com LCS 162q2a

Há 4682 dias
PLANO BRASIL MAIOR

PCs e software para educação desonerados 3x2642

CUSTOMIZADOS

Feevale ensina empresas a capacitar 3n43q

MIGRAÇÃO

Abril Educação: portais com MS SharePoint 375y37

2 + 2 = ?

Só 10,3% sabem a matemática que deviam 563g2m

EDUMOBI

Vivo e Abril lançam startup de educação móvel 2f3t1n

VIRADA

Positivo quer vender área educacional y372k

IDEIAS CURSOS

Claro lança plataforma de m-learning n2v2b

IDEIAS

Vem aí uma revolução na educação? 1g2v3x

EVENTO EM CAXIAS DO SUL

Bom dia TI abordará educação corporativa 5b5r2h

EDUCAÇÃO

Microsoft fecha mega acordo em São Paulo 18o3t