REFORÇO

Caldeira traz Claudia Costin para conselho 533o5y

Profissional tem um grande background na área de educação. 5z2g51

06 de fevereiro de 2025 - 07:57
Claudia Costin.

Claudia Costin.

O Instituto Caldeira, hub de inovação sediado em Porto Alegre, acaba de chamar Claudia Costin, especialista em políticas públicas para a educação, para integrar o seu  conselho de istração.

Costin é um dos primeiros nomes “de fora” a integrar ao conselho, no qual até agora tinham assento principalmente representantes das grandes empresas gaúchas que bancam a iniciativa Panvel, SLC, Vulcabrás e Grupo Évora. 

O presidente do conselho é Marciano Testa, fundador do Agibank, e um dos principais promotores do Caldeira. 

O nome de fora até agora era o vice-presidente José Galló, mas o ex-presidente das Lojas Renner é muito próximo da família Renner, a quem pertence o local onde está instalado o Caldeira em Porto Alegre. 

Costin tem um perfil muito diferente dos demais integrantes do conselho.  

Ela foi ministra interina da istração Federal e secretária da istração durante o governo Fernando Henrique Cardoso, além de secretária de cultura do estado de São Paulo e secretária de educação do município do Rio de Janeiro. 

Mais recentemente, Cosin atua como presidente do Instituto Salto, organização dedicada a mapear, sistematizar e acelerar as melhores práticas educacionais em todo o Brasil; além de professora visitante na Faculdade de Educação de Stanford (assim como já lecionou na Faculdade de Educação da Universidade de Harvard).

Em nota, o Instituto Caldeira aponta que Cosin terá como foco “garantir o cumprimento do plano estratégico do instituto e assegurar as melhores práticas de governança”, além de atuar como mentora para startups ligadas ao hub.

“Sou uma entusiasta do ensino técnico e profissional, e acho importantíssimo o diálogo do setor público com a sociedade civil para pensar e implementar melhorias", revela Cosin. “O Caldeira combina muito bem educação e tecnologia, coisas que infelizmente nem sempre andam juntas”, agrega a nova conselheira. 

Sede de diversas empresas que demandam profissionais na área de TI, o Caldeira já tem feito algumas movimentaçoes na área de educaçao. 

Desde 2022, o local é a sede de um curso de Ciências da Computação da Atitus Educação, com conteúdos diretamente ligados a programas de formação de multinacionais como Amazon Web Services, Oracle e Google Cloud.

A Atitus (até pouco tempo atrás conhecida como IMED) também lançou ano ado uma formação especificamente orientada para fundadores de startups. 

Mais recentemente, a PUCRS anunciou planos de oferecer workshops técnicos e de carreira, mentorias de professores e visitas de imersão no ecossistema do Tecnopuc, o seu parque tecnológico.

Leia mais 6z23s

EVENTO

Caldeira, Dell e Intel levam startups ao SXSW 4d6d61

Há 137 dias
CAPITAL

Procempa tem programa de inovação aberta 606x4f

Há 177 dias
MOVIMENTOS

PUCRS tem espaço no Instituto Caldeira 6e6y6j

Há 183 dias
INVESTIMENTOS

Instituto Caldeira busca startups gaúchas 1157e

IMPACTO

Caldeira estima prejuízo de R$ 400 milhões 4e41w

FARMÁCIAS

Panvel monitora aplicações com Datadog 1i5rc