.jpg?w=730)
Susana Kakuta, Alsones Balestrin e Juliana Suzin. Foto: Divulgação
A Atitus Educação, instituição de ensino superior privada conhecida até pouco tempo atrás como IMED, vai lançar uma formação para quem quer fundar uma startup, em parceria com uma edtech fundada por alguns nomes de peso no ecossistema de inovação gaúcho.
O curso se chama Startup Business e a edtech Startup Academy, um empreendimento fundado por Susana Kakuta, Juliana Suzin e Alsones Balestrin, todos profissionais com longas agens pela Unisinos, uma das maiores universidades do Rio Grande do Sul.
Kakuta é o nome mais conhecido dos três. Ela foi CEO do Tecnosinos, o parque tecnológico da Unisinos em São Leopoldo e nos últimos tempos estava envolvida no Prado Tech, uma iniciativa do gênero com dinheiro de grandes investidores em Gravataí.
Balestrin fez carreira na Unisinos, onde foi pró-reitor Acadêmico e de Inovação entre 2017 e 2022, e diretor de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação entre 2009 e 2017.
Suzin, que será a CEO da Startup Academy, ou 13 anos na Unisinos, durante os quais atuou em cargos gerenciais, incluindo a área de relacionamento com empresas.
O curso terá duração de dois anos e afirma ser o primeiro do país focado na construção de uma startup com certificação do Ministério da Educação (MEC).
Parceiros internacionais da startup, como a Coursera e a Canvas, duas referências em conteúdo voltado para inovação e startups, oferecem conteúdo extracurricular para os alunos.
A proposta inclui mentorias e imersões em ecossistemas de inovação nacionais e internacionais.
As aulas são realizadas de forma virtual, mas os estudantes podem ar os polos da Startup Academy distribuídos em diferentes estados brasileiros, como Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Espírito Santo e São Paulo.
“Acreditamos que a educação deve ser tão ágil, inovadora e adaptável quanto as startups que mudam nossa vida cotidiana. Por isso, combinamos nesta formação a robustez acadêmica com experiência prática ativa para que, ao final do curso, os nossos alunos não apenas tenham um diploma de ensino superior, mas uma startup certificada e pronta para decolar no mercado”, explica a CEO e co-fundadora da Startup Academy, Juliana Suzin.
O lançamento, como não poderia deixar de ser, foi durante o South Summit, um evento badalado de startups e inovação que acontece em Porto Alegre nesta semana.
A Startup Academy recebeu um investimento da Atitus, que não teve o seu valor revelado.
O curso ficará sob o guarda-chuva da recém lançada Escola de Negócios e Tecnologia da Atitus Educação, que faz parte do projeto de expansão anunciado pela instituição em 2022, com investimento total de R$ 100 milhões até 2027.
O diferencial da Escola começa pelo portfólio de cursos que une os tradicionais bacharelados em istração e Ciências Contábeis, com Ciência da Computação e os cursos de graduação ágil da Startup Academy.
O curso de Ciências da Computação foi lançado em 2022 e funciona dentro do Instituto Caldeira, o badalado hub de inovação criado por grandes empresas gaúchas em Porto Alegre.
A Atitus não é nenhuma novata. A instituição celebra 20 anos de atuação no final do ano, e conta hoje com 5 mil alunos e 18 cursos de graduação, cinco cursos de mestrado e dois cursos de doutorado, com campi em Porto Alegre e o Fundo, no Rio Grande do Sul.
*A cobertura do Baguete no South Summit tem o apoio das Empresas Processor.