
O estudante recebe premiações, pontos e moedas a cada etapa feita. Foto: Depositphotos
A SM Educação, um dos maiores grupos educacionais privados do Brasil, adotou a solução da Ludos Pro, empresa paulista especializada em gamificação corporativa.
O ambiente digital de ensino gamificado foi integrado à coleção de livros didáticos Aprender Juntos, formada por livros do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental de Língua Portuguesa, Matemática, Geografia, História, Ciências e Língua Inglesa.
Nele, professores, alunos e parceiros da SM Educação podem ar mais de 1.480 atividades em diferentes formatos.
“A proposta é que, em cada atividade escolar, o aluno e professor possam jogar juntos. Precisamos entender que a tecnologia faz parte do nosso dia e, por isso, pode ser uma aliada da educação”, explica André Monteiro, diretor editorial do SM Educação.
Ao ingressar na plataforma, o aluno é convidado a criar seu próprio avatar e a a cumprir atividades complementares ao conteúdo estudado em sala de aula.
Em cada etapa, o estudante recebe premiações, pontos e moedas que podem ser convertidas em recompensas.
Conforme Danilo Parise, CEO da Ludos Pro, o objetivo da gamificação é estimular o aprendizado por meio de atividades lúdicas, aumentando o engajamento dos alunos e oferecendo informações complementares para a aprendizagem.
“A gamificação tem ganhado cada vez mais aderência no mercado e, no setor educacional, não é diferente. Com aulas no ensino a distância, percebemos a necessidade de criar ferramentas que integram a tecnologia, levem aprendizado e também sejam divertidas para que ocorra o engajamento do aluno”, afirma Parise.
Desde a implantação, cerca de 50 mil os foram registrados. O número de engajamento nas atividades atingiu 92,3% e a performance dos alunos na plataforma foi superior a 90%.
Para o futuro, a SM Educação pretende incluir mais ibilidade na plataforma, com uma experiência de navegação adaptada a todos.
Fundada em 2018, a edtech Ludos Pro vive um momento promissor, vendo seu crescimento triplicar entre 2020 e 2022. Mesmo em um cenário de incertezas, a empresa teve um crescimento de 40% no último ano e alcançou o número de 1 milhão de pessoas treinadas pela plataforma, marca que representa um crescimento de 120% em relação ao ano de 2021.
A startup possui clientes como Saint-Gobain e FL Energia, assim como pequenas e médias empresas.
Há mais de 80 anos no mercado, a SM Educação é considerada um dos maiores grupos educacionais privados do Brasil. Com sede em São Paulo, o grupo tem atuação em 10 países e oferece soluções educacionais para mais de 12 milhões de alunos.