CIDADES INTELIGENTES

Campinas terá projeto de segurança com Huawei 6q3x2h

Pelo menos 30 câmeras inteligentes serão disponibilizadas pela Huawei e integradas à Cimcamp. 1b2cz

16 de março de 2018 - 11:11
A prefeitura de Campinas assinou um acordo com o qD e a Huawei. Foto: Carlos Bassan.

A prefeitura de Campinas assinou um acordo com o qD e a Huawei. Foto: Carlos Bassan.

A prefeitura de Campinas oficializou na quinta-feira, 15/3, um Memorando de Entendimento com o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (qD) e a empresa chinesa Huawei para colaboração em pesquisa e experimentação de soluções de tecnologia da informação e comunicação (TIC) aplicadas à segurança pública.

O projeto-piloto será desenvolvido em conjunto com a Secretaria Municipal de Cooperação nos Assuntos de Segurança Pública, por meio da Central Integrada de Monitoramento de Campinas (Cimcamp) e da Informática de Municípios Associadas (IMA).

Pelo Memorando, Campinas disponibilizará o ambiente urbano para abrigar o projeto de pesquisa. 

A escolha da cidade é decorrente do porte e importância econômica adequados para testes de soluções avançadas de segurança pública. O objetivo da iniciativa é ampliar a capacidade de monitoramento por meio de câmeras e sistemas inteligentes.

Inicialmente, pelo menos 30 câmeras inteligentes serão disponibilizadas pela Huawei e integradas à Cimcamp. A IMA e o qD vão customizar o sistema oferecido pela empresa para adaptá-lo às necessidades de Campinas.

“Nós vamos ter a Huawei nos ajudando com sua experiência já aplicada em outras cidades em escala internacional. Nós já temos um programa, o Campinas Bem Segura, com câmeras inteligentes, e ela vai nos ajudar oferecendo uma quantidade maior de equipamentos e também a sua experiência e tecnologia na área de segurança. A parceria vai permitir a customização daquilo que Campinas precisa”, avalia o prefeito Jonas Donizette.

O acordo é mais um movimento da Huawei para aumentar sua presença em projetos de cidades inteligentes no Brasil. 

“Estamos muito felizes em participar deste projeto com o qD e a Prefeitura de Campinas, que se mostra na vanguarda da inovação entre os municípios brasileiros. Com a experiência acumulada em projetos de inovação em mais de 170 países, a Huawei entende que a segurança pública é uma prerrogativa para a criação de novos projetos de cidades inteligentes”, destaca o líder da empresa no Brasil, Yao Wei.

Em fevereiro, a empresa renovou um convênio com PUC-RS, expandindo a atuação do Smart City Innovation Center PUC-RS Huawei, inaugurado em 2016, para a área de ensino. 

O objetivo é atuar na formação de pessoas para planejar, desenvolver e implantar projetos que utilizem o conceito de internet das coisas (IoT). Com a expansão do convênio, a PUC-RS a a oferecer um curso de extensão em IoT com certificação Huawei. 

Até 2019, a Huawei projeta capacitar 40 mil pessoas em todo o Brasil. Uma das estratégias para alcançar essa meta é a aproximação com as universidades e com lideranças governamentais. 

Outra ação recente aconteceu no final de 2017, quando a Huawei assinou um memorando de entendimento com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações para promover a colaboração estratégica entre o governo federal e a empresa chinesa em programas inovadores de cooperação técnica e pesquisa e desenvolvimento para serviços de telecomunicações e tecnologias da informação e comunicação (TICs).

Leia mais 6z23s

IP

PróSaúde atualiza telefonia com Cisco 2z1f32

Há 2665 dias
EDUCAÇÃO

PUC-RS expande acordo com Huawei 492c2h

Há 2670 dias
ACORDO

Officer distribui nuvem da Vivo 671h4l

Há 2684 dias
CARREIRA

Equinix tem novo diretor de canais 5f2s1i

GOVERNO

MCTIC firma acordo com Huawei 1t4v3b

REFORÇO

Constâncio, ex-Huawei, assume Service IT em SP 4h5m7

PARCERIA

Atos: nuvem com Ustore 4d3m6c

NUVEM

Cloud broker da RNP usa Ustore 6h414t

FISCAL

Origen estreia no Brasil com SAP TDF 4o1n40

NOVA MODA

RNP quer ser cloud broker 3o6x25