___crAAAAditoEduardoWolff.jpg?w=730)
Todos os cruzamentos contam com semáforos da Digicon. Foto: Eduardo Wolff.
A cidade de Canoas está com 41 novos controladores de semáforos produzidos pela empresa Digicon. Com isso, a Central Semafórica do Município a a ter o controle em 100% de seus cruzamentos. No total, são 91 equipamentos para monitoramento das vias. O investimento, entre tecnologias e serviços, foi de R$ 550 mil.
Conforme o secretário adjunto da Secretaria Municipal de Transporte e Mobilidade, Euclides Reis, a Central será capaz de gerar dados estatísticos para o Plano de Mobilidade. A previsão é de que essas informações sejam apuradas no segundo semestre deste ano.
Em funcionamento desde 2012, a Central Semafórica utiliza o software Traffic Vision II, que opera os semáforos em tempo fixo e permite alterações remotas dos tempos de verde.
Além disso, a Central também recebe informações sobre eventuais falhas e alarmes dos controladores, o que permite mais agilidade na manutenção. A comunicação ocorre exclusivamente via GPS e GPRS.
“É bem visível que tivemos a obtenção de maior fluidez do trânsito, bem como mais rapidez na comunicação sobre o sistema. Podemos realizar a alteração de planos e horários por meio do operador, que recebe informações em tempo real e de forma remota, via smartphone”, relata o o secretário de Transportes e Mobilidade de Canoas, Oswaldo Steffen;
Canoas possui outra solução de mobilidade da Digicon: o semáforo inteligente.
Instalado no cruzamento entre as ruas Liberdade e Boqueirão, o equipamento permite a variação automática dos tempos de abertura dos semáforos de acordo com o fluxo de veículos. Na medida em que o número de carros diminui ou aumenta, o sistema determina a troca de sinal automaticamente.
O município de Canoas possui uma frota de 170 mil veículos. O equivalente a um veículo a cada dois habitantes.
Com estimativa de crescimento de 15% em 2014, a divisão de mobilidade urbana da Digicon representa 40% do faturamento total da empresa, que estimou valores aproximados a R$ 60 milhões em 2013.