
O Hospital Cárdio Pulmonar adotou as soluções MobileCare e MEDT. Foto: Divulgação.
A MTM Tecnologia licenciou as soluções MobileCare e MEDT para o Hospital Cárdio Pulmonar, localizado em Salvador.
Os sistemas buscam apoiar instituições de saúde no processo de transformação digital, incorporando aos seus processos de trabalho tecnologias móveis, computação em nuvem e inteligência artificial.
"O foco da MTM é disponibilizar soluções baseadas em tecnologias móveis que facilitem os fluxos de trabalho e agilizem a comunicação entre as instituições de saúde com seus médicos e pacientes, melhorando os fluxos de atendimento e aprimorando os processos internos", diz Gustavo Perez, diretor executivo da MTM Tecnologia.
Com o MobileCare, o Hospital Cárdio Pulmonar poderá oferecer serviços nos smartphones de seus médicos e pacientes. Já o MEDT é focado em agilizar o processo de aprovação e agendamento de cirurgias, reduzindo o overhead de comunicação entre o hospital e a equipe médica.
"O MEDT reduz em até 30% o tempo de aprovação e agendamento de cirurgias através de uma interface web para a equipe do hospital e uma aplicação móvel para o médico e sua assistente. Já o MobileCare permite que a instituição disponibilize aplicativos móveis para médicos e pacientes que poderão ar informações de interesse incluindo dados clínicos, realizar fluxos de atendimento e receber alertas e mensagens relevantes como a notificação de um achado crítico no resultado de um exame de um paciente", explica Perez.
O Hospital Cárdio Pulmonar buscou a MTM para agregar funcionalidades que a instituição necessitava para envolver mais médicos e pacientes.
"As plataformas da MTM permitem que a nossa equipe de TI consiga realizar nosso posicionamento estratégico de inovações na linha de cuidados ao paciente de forma mais ágil, através de produtos já disponíveis e customizáveis para se adequarem à realidade de nossos processos assistenciais", afirma Márcio Alírio, Diretor istrativo do Hospital Cárdio Pulmonar.
Inaugurado em 1977, o Hospital Cárdio Pulmonar (H) oferece ao paciente desde a prevenção até o tratamento de patologias, através do atendimento ambulatorial, medicina diagnóstica, internamento, cirurgia e emergência clínica 24 horas.
Hoje, o Cárdio Pulmonar a por obras de reforma e ampliação, que serão concluídas em 2018. O hospital sairá de 51 para 249 leitos, sendo 70 em unidades de terapia intensiva.
Em fevereiro, a MTM divulgou que o Hospital Santa Izabel, da Santa Casa da Bahia, também localizado em Salvador, adquiriu a plataforma de mobilidade da empresa para criar duas aplicações, uma voltada para médicos e outra para os pacientes.
A MTM também conta com clientes como Albert Einstein, Sírio Libanês e a divisão norte-americana da Carestream, entre outros.
Além da gestão de saúde, a empresa desenvolve também aplicativos de gestão de equipe (licenciado para a Vivo) e desenvolve de soluções sob demanda. Ao todo, os softwares da companhia estão rodando hoje em 100 mil dispositivos em 5 mil empresas diferentes.