ECOSSISTEMA

Caxias terá Escola de Inovação 146a71

FSG, UCS e Uniftec têm oferta conjunta estimulada pelo Instituto Hélice. 3a6b1w

19 de setembro de 2022 - 06:37
Cláudio Meneguzzi Júnior (Reitor da Uniftec), Gelson Rech (Reitor da UCS), Denis Chidem (Reitor da FSG), Felipe Corradi (presidente do Instituo Hélice) e Thomas Job (executivo do Instituto Hélice).

Cláudio Meneguzzi Júnior (Reitor da Uniftec), Gelson Rech (Reitor da UCS), Denis Chidem (Reitor da FSG), Felipe Corradi (presidente do Instituo Hélice) e Thomas Job (executivo do Instituto Hélice).

FSG, UCS e Uniftec, as três principais instituições de ensino superior da Serra Gaúcha, criaram um curso focado em inovação, o primeiro de uma série de projetos conjuntos dentro da recém criada Escola da Inovação.

O impulso inicial da ideia partiu do Instituto Hélice, um movimento pró-inovação criado em 2019 por Randon, Florense, Marcopolo e Soprano, quatro grandes empresas sediadas na Serra Gaúcha, pólo industrial do Rio Grande do Sul.

A Jornada Imersiva é o primeiro dos cursos, constando de 17 encontros presenciais. O programa inclui temas como design thinking, tendências tecnológicas como IoT, práticas como métodos ágeis e gamificação. O início é no dia 27 de setembro.

“Tem que quebrar essa mentalidade que inovação é coisa de grandes empresas. Isso também pode ser feito no dia a dia e é nisso que a gente acredita para a Escola de Inovação”, explica Thomas Job, executivo à frente do Instituto Hélice.

A movimentação junto às instituições de ensino, da qual devem se beneficiar fornecedores e funcionários das empresas ligadas ao Instituto Hélice, é a última de uma série de ações do movimento, que tem se tornado um catalisador em todo do assunto inovação na Serra.

No ano ado, o Instituto Hélice fechou um acordo com o Trino Polo, uma entidade focada em empresas de TI da região, visando criar uma agenda conjunta.

Foram criados três grupos de trabalho sobre os temas ambiente regulatório, formação profissional e centro de inovação.

O Hélice também coloca a mão direto na massa, com um programa para aproximar as empresas de startups de tecnologia, o que está sendo feito em parceria com a aceleradora Ventiur e o Parque de Ciência, Tecnologia e Inovação da Universidade de Caxias do Sul (TecnoUCS).

Além das quatro fundadoras iniciais, o Hélice envolve hoje 19 empresas, incluindo nomes como Lojas Colombo, Focco, Sicredi, Unimed Nordeste e Sicredi Pioneira.

A associação criou processos estruturados de inovação aberta, a partir dos quais foram feitas aproximações dos integrantes com 188 startups em 2020, dando o primeiro o para 150 provas de conceito de tecnologia.

O Hélice também investe diretamente em startups, com o objetivo de captar até R$ 4,5 milhões para investimentos em até 20 startups locais nos próximos três anos.

Leia mais 6z23s

TECH ROAD

Principais cidades do Sul assinam pacto por inovação 52421i

Há 1117 dias
TCHÊ

Seprorgs tem regional em Uruguaiana 186y2t

Há 1173 dias
MAPA

RS: 75% das startups estão na região de Porto Alegre 3r2f1z

Há 1257 dias
FUTURO

Caxias tem pacto pela inovação 6l6j6r

MÓVEIS

Promob e Focco fecham fusão 6j1h

MOVIMENTO

Corradi, da Florense, assume Hélice a734