RFID

Ceitec tem chip para o Siniav 3p2m1p

Começou a produção em volume do chip CTC13100, projetado para uso por empresas que estão desenvolvendo soluções para o Siniav. m315

18 de novembro de 2013 - 14:21
Mercado potencial. Foto: flickr.com/photos/marlondias/

Mercado potencial. Foto: flickr.com/photos/marlondias/

A Ceitec começou a produção em volume do chip CTC13100, projetado para uso por empresas que estão desenvolvendo soluções para o Sistema Nacional de Identificação Automática de Veículos (Siniav).

O novo produto deve estar disponível em março de 2014. A exemplo do que já acontece com os tags de rastreabilidade bovina, produzidos pela alemã XFab, a manufatura do produto será terceirizada, desta vez em Taiwan. Os testes e empacotamento final serão feitos em Porto Alegre.

A leitura do CTC13100 pode ser feita a uma distância de 15 a 20 metros, com veículos em movimento. O componente tem duas áreas de memória, uma aberta e outra protegida por criptografia.

A meta do Siniav é instalar um chip RFID em todos os 77 milhões de veículos licenciados anualmente no Brasil, incluindo veículos leves, comerciais leves, caminhões, ônibus, ciclomotores, motocicletas.

Com isso, o governo federal quer melhorar a fiscalização sobre os veículos, tanto no que se refere ao recolhimento de impostos e taxas, como sobre sua localização, respeito às regras de trânsito. 

Os sinais dessas tags serão captados por antenas instaladas em pórticos em ruas e estradas de todo o país, podendo fazer a leitura de dados como placa, modelo, marca, ano, potência e tipo de combustível, além da data e do horário em que o veículo ou por determinado local.

O chip RFID UHF (ultra alta frequência) do Ceitec atende ao protocolo Denatran G0 (geração 0) do programa Siniav e às normas de segurança e criptografia.

“A Ceitec, além de ofertar o produto, tem todas as condições de dar o e técnico para qualquer empresa que queira desenvolver tags para uso no programa Siniav”, explica o diretor de Desenvolvimento de Produtos & Negócios da Ceitec S.A., Reinaldo de Bernardi.

Prevista inicialmente para entrar em vigor em janeiro deste ano, a implantação do Siniav foi adiada para 30 junho de 2015, para que departamentos estaduais de Trânsito (Detrans) e indústrias interessadas em atuar no sistema tenham mais tempo para se adaptar ao programa.

Até agora, o único estado a fazer a licitação para implementar o Siniav foi Roraima, dona de uma pequena frota de 150 mil veículos. Quem levou foi a carioca Seagull Tecnologia.

A Ceitec terá competidores de peso na fabricação dos chips. A Intel já tem uma solução focada nesse mercado, licenciada pela mineira Autofind, localizada no chamado Vale da Eletrônica Mineiro.

Leia mais 6z23s

ELES ESTÃO ENGATINHANDO...

Ceitec entre plumas e alfinetes com a SIX dr43

Há 4541 dias
INCENTIVO

Ceitec isento de licitação para governo 641v6x

Há 4537 dias
SINIAV

Ceitec lança chip de identificação veicular no mercado 5f4l3t

Há 4504 dias
FUTURO

Sepin: Ceitec seguirá estatal 6s1tz

BANDA LARGA

Telebras: ser uma estatal atrapalha l194e

TAMPER DETECTION

Ceitec: novo chip para uso logístico en28

PRÉDIO DE 10 MIL M²

HT Micron de casa nova e maior 6915b