
Cemig é uma grande do setor de energia. Foto: Depositphotos.
A CEMIG, uma das maiores empresas do setor elétrico brasileiro, acaba de concluir um upgrade para a versão 5.3 do sistema de informação geográfica (GIS, na sigla em inglês) GE Smallworld Electric Office.
Foi um projeto complexo entregue pela Atos. A versão 4.3, usada anteriormente na empresa, foi lançada ainda em 2012.
A migração demorou 15 meses e envolveu 8 milhões de elementos.
O GE Smallworld Electric serve para fazer o gerenciamento e a operação de redes de distribuição elétrica e os tais “elementos” são todas as coisas que você vê pelos postes quando anda pela rua.
Um sistema de GIS serve para localizar geograficamente esses ativos, que incluem transformadores, postes, cabos e subestações, bem como identificar locais para expandir e melhorar sua rede de distribuição ou que necessitem de manutenção preventiva.
“As melhorias da nova plataforma do GE Smallworld Electric Office nos permitiu eliminar problemas antigos na mesma medida em que nos oferece novas funcionalidades e recursos de escalabilidade de software que abrem caminho para novas soluções que aceleram os processos de expansão e manutenção da CEMIG”, ressaltou Cláudio Lísias Gonçalves, Analista de Tecnologia da Informação da CEMIG e responsável para atualização da plataforma.
Com essa entrega, a Atos garantirá o e e manutenção do novo sistema de informação geográfica da CEMIG pelos próximos dois anos.
A Cemig atende 774 municípios de Minas Gerais, por meio da Cemig Distribuição, e está presente em outras 26 unidades federativas do Brasil, como líder de vendas a clientes finais no mercado livre de energia.