AGTECH

CEO da Agrointeli aparece em lista da MIT Technology Review 3a1311

Renato Borges foi listado como um dos 35 jovens mais inovadores da América Latina em 2020. 24352g

09 de dezembro de 2020 - 11:38
Renato Borges, CEO e fundador da Agrointeli. Foto: divulgação.

Renato Borges, CEO e fundador da Agrointeli. Foto: divulgação.

A revista MIT Technology Review destacou Renato Borges, CEO e fundador da Agrointeli, na lista dos 35 jovens mais inovadores da América Latina em 2020, na categoria Visionários.

Borges tem 28 anos e vem de uma família de produtores rurais. Ele começou a carreira em 2010 como analista de e, foi desenvolvedor no Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul e, em 2016, fundou sua primeira empresa, a Azul Tracker, especializada no rastreamento de animais.

No ano seguinte, após o negócio não dar certo, criou a Agrointeli, uma plataforma SaaS de inteligência artificial que centraliza, integra e organiza diversas fontes de dados em um sistema, conectando os agricultores às suas lavouras.

O sistema auxilia os agricultores em suas tomadas de decisões, conciliando por meio de algoritmos imagens aéreas, sensores, dados de máquinas, previsões meteorológicas, modelos agronômicos e atividades de dados em campo.

“Buscamos facilitar o entendimento de dados essenciais da lavoura. Nossa empresa gera inteligência, automação e otimização de processos, ajudando os produtores a tomar as melhores decisões na hora certa. Dessa forma, os agricultores economizam dinheiro e tempo", explica Renato Borges, CEO e fundador da Agrointeli.

Hoje o executivo lidera a empresa em 350 fazendas, quatro países e 18 estados brasileiros, com mais de 360 mil hectares processados pela plataforma por dia e mais de R$ 1 milhão em investimentos sob sua gestão. 

Em 2020, mesmo com a pandemia, a Agrointeli registrou crescimento de 500% em seus negócios.

Borges também atua como presidente do associação Startup MS, é embaixador no Brasil da organização global Thought for Food e faz parte do programa de aceleração Start-Up Chile.

O profissional é mestre em ciência da computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e bacharel em engenharia da computação pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). 

A versão em espanhol da MIT Technology Review reconhece jovens com menos de 35 anos há mais de uma década nas categorias inventores, empreendedores, visionários, humanitários e pioneiros.

Nos Estados Unidos, o prêmio já antecipou o sucesso de grandes empreendedores na área de tecnologia, como Mark Zuckerberg, do Facebook, Sergey Brin, do Google, e Max Levchin, do PayPal.

Leia mais 6z23s

CARREIRA

Mulheres na engenharia precisam de incentivo 20z5a

Há 1630 dias
FINTECH

Banco Original aposta em soluções da Oracle 3v5p3o

Há 1634 dias

Bohrz, ex-Integra, assume TI da Tanac 18l1r

Há 1642 dias
CONSTRUÇÃO

Senior compra clientes de canal 4yb21

AGRO

Agrodanieli: nova infra com IBM u19o

INFRA

Sicoob Cocred investe R$ 5 milhões em data center m225p

STARTUPS

Norte do RS: empresas se unem em hub de inovação x84g

FINTECH

AL5 Bank cadastra chaves Pix com DB1 4s1j3x

AGRO

Fazendão se reorganiza com Thompson 35711

MATOPIBA

Cerrado Pneus implanta S/4 Hana com Fusion 11c2j