
Cadê o data center Tier 4 que deveria estar aqui? Foto: Depositphotos.
O CEO de uma empresa de serviços de TI americana inventou que o seu data center era Tier 4 para emplacar um contrato de US$ 10,7 milhões e entregar serviços por seis anos para a SEC, a agência reguladora do mercado financeiro nos Estados Unidos.
O golpe aconteceu entre 2012 e 2018 e veio à tona agora, porque o CEO da empresa, Deepak Jain, pode ser condenado a até 15 anos de prisão por fraude e falso testemunho.
Segundo revelam documentos da justiça americana publicados pelo The , Jain simplesmente inventou que o data center tinha a qualificação Tier 4.
Só algumas centenas de data centers pelo mundo possuem essa certificação, um selo que garante a maior disponibilidade possível no mercado e normalmente é exigido apenas por clientes na área de saúde, grandes players de nuvem e finanças, como a SEC.
Um dos grandes certificadores de data centers é o The Uptime Institute. Jain apresentou documentos falsos assinados pela Uptime Council, que não existe.
A SEC notou que havia algo de errado e pediu para fazer uma inspeção do local antes de fechar o contrato, mas, de maneira incrível, a empresa de Jain se negou a mostrar algumas partes do data center, isso deu certo e a agência reguladora fechou o contrato.
Em 2018, a agência simplesmente não renovou o contrato.