
Laércio Aniceto Silva, superintendente de negócios da Certi. Foto: divulgação.
A Fundação Certi, catarinense de serviços de metrologia e soluções em convergência digital, recebeu o Prêmio Especial de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Petrobras por sua atuação em projetos entregues à petroleira em 2022.
Segundo a Petrobras, o prêmio reconhece fornecedores com participação relevante pela entrega de bens e serviços e parceiros que estimulam a busca pela excelência.
Para a sexta edição da premiação de Melhores Fornecedores, foram selecionadas empresas com contratos superiores a R$ 1 milhão e que cumpram as normas estipuladas pela companhia, como o atendimento de prazos, adequação de custos, qualidade e maturidade tecnológica das entregas.
A Certi atende a Petrobras desde 2008 nas áreas de pesquisa, desenvolvimento e inovação e possui mais de 70 funcionários envolvidos em projetos da área.
No primeiro projeto realizado para a petroleira, a Fundação viabilizou infraestrutura e conhecimento para avaliações de vazões multifásicas a partir da tomografia computadorizada. Na época, contou com a colaboração da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Com o ar do tempo, o leque de soluções oferecidas à empresa foi expandido.
“Ao longo destes anos, estabelecemos redes de pesquisa, parcerias, evoluímos conceitos dentro da transformação digital, desde manufatura aditiva até interoperabilidade, atuando com diversas áreas”, detalha André Luiz Meira, arquiteto de soluções da Certi.
Hoje em dia, a fundação é parceira da Petrobras em Solução Open BIM, voltada para a interoperabilidade entre diferentes sistemas.
Além disso, oferece o uso de gêmeos digitais, uma versão digital do produto que ajuda a avaliar e testar a performance em diferentes cenários, possibilitando fazer ajustes no produto antes mesmo dele ir para o mercado.
Criada em 1984 em Florianópolis, a Fundação Certi oferece desde serviços de metrologia e instrumentação até soluções em convergência digital, energias sustentáveis e economia verde, atuando em setores como saúde, educação, automotivo, TIC, petróleo e gás.