
A unidade marca a primeira instituição do Porto Digital em Portugal. Foto: Pixabay
O Cesar, centro de inovação sediado em Recife, abriu uma unidade em Aveiro, cidade que é considerada um pólo tecnológico importante em Portugal.
O movimento faz parte da estratégia de internacionalização do Centro para atuação em toda a Europa. Atualmente, Deric Guilhen, ex-CEO da Saraiva, é o representante do Centro em Portugal.
A unidade, batizada de Cesare (Cesar Europa), servirá para integrar e contribuir com os ecossistemas de educação e inovação de base tecnológica na região, além de atuar com clientes do varejo, indústria de óleo e gás, e outros do continente europeu.
Além disso, também marca a primeira instituição do Porto Digital em Portugal.
"Outras instituições e empresas vão acompanhar esse movimento para transformarmos o Porto Digital em Aveiro num local de referência em inovação e tecnologia para toda a Europa”, diz Pierre Lucena, presidente do Porto Digital.
Com mais de 55 mil habitantes, e localizada a 264 km de distância de Lisboa, Aveiro é sede da da Universidade de Aveiro, avaliada como a quinta melhor universidade do país segundo o QS World University Rankings de 2023.
A instituição conta com 16 departamentos e quatro escolas politécnicas, oferecendo 57 cursos de graduação, 85 mestrados, 53 doutorados, 16 cursos técnicos superiores, dez especializações e cinco cursos de PhD.
A universidade criou, em 2010, o Parque de Ciência e Inovação de Aveiro, que tem como missão ser o promotor estratégico e operacional da inovação, do conhecimento e do empreendedorismo da Região de Aveiro.
Na época, o Parque contou com um investimento de € 35 milhões para ser construído.
No meio do caminho entre Lisboa e Porto, as maiores cidades de Portugal, Aveiro tem uma certa tradição na área de tecnologia.
A cidade já abrigou a sede da Portugal Telecom. A Sapo.PT, líder no e-commerce português (a Amazon não tem operação direta no país), também fica sediado em Aveiro.
Fundado há 25 anos, o Cesar faz parte do Porto Digital, um dos principais parques tecnológicos e ambientes de inovação do Brasil, com mais de 300 empresas. Em 2022, a instituição teve um crescimento de 37% na receita.
Com mais de mil colaboradores, a organização possui regionais em Sorocaba, Curitiba e Manaus, atuando também em São Paulo e Rio de Janeiro e internacionalmente na Flórida.
Além disso, istra a Cesar School, escola de inovação criada com a finalidade de capacitar profissionais para as novas demandas do mercado, e atua na aceleração de novos negócios.
“O Cesar Europa é um marco na estratégia de expansão do Cesar, para construção de uma rede de educação e inovação com integrantes em diversos continentes. É uma oportunidade para aprendermos e ampliarmos o conhecimento a partir de outras realidades”, finaliza Eduardo Peixoto, CEO do Cesar.