Chip do Ceitec sai em 2012 6v2b6

O presidente do Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada (Ceitec), Cylon Gonçalves da Silva, promete o primeiro chip brasileiro para 2012. Em entrevista ao jornal Valor Econômico dessa sexta-feira, 15, Cylon declarou que os entraves ao início da produção foram superados. “Encerramos a novela da construção da fábrica”, disse Cylon ao jornal. b2b1s

15 de abril de 2011 - 15:32
Chip do Ceitec sai em 2012

O presidente do Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada (Ceitec), Cylon Gonçalves da Silva, promete o primeiro chip brasileiro para 2012.

Em entrevista ao jornal Valor Econômico dessa sexta-feira, 15, Cylon declarou que os entraves ao início da produção foram superados.

“Encerramos a novela da construção da fábrica”, disse Cylon ao jornal.

Cylon assumiu o Ceitec em agosto de 2010, após a saída de Eduard Weichselbaumer, que estava no cargo desde março de 2009, após uma convivência conturbada com os processos istrativos de uma empresa vinculada ao governo – ele teria criticado a burocracia e as dificuldades de implementar modificações em carta de demissão ao Ministério de Ciência e Tecnologia.

Já Cylon, com agens por centros de pesquisa vinculados ao governo, é tido como alguém habituado aos trâmites da legislação e, como descreve o Valor, “aberto à interação com o mercado”.

“A burocracia atrapalha, mas existem formas de atenuar os problemas com gestão, planejamento e antecipação das necessidades”, diz o físico ao jornal.

Desde os primeiros os do Ceitec, quando a Motorola doou os primeiros equipamentos, se aram 10 anos. Da meta original de estreia da linha de produção (agosto de 2007), quase quatro.

Nesse período, relata o Valor, a fábrica recebeu investimentos de R$ 500 milhões, a maior parte do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), sem fabricar, de fato, nada. Mas agora, vai.

Segundo o calendário de “datas fatais”, como descreve a reportagem, bolado pelo novo diretor, ainda em 2011 se terá a fabricação experimental.

As obras terminaram dia 29 de fevereiro e até 15 de junho será concluído o processo de "aceitação": a verificação da conformidade entre o prédio e o projeto. Até 31 de maio será encerrada a reforma dos equipamentos doados pela Motorola, diz o Valor.

Até 30 de setembro, o comissionamento das ferramentas para o início da transferência de tecnologia de fabricação pela alemã XFab, em 1º de outubro. Essa etapa será concluída em 18 meses.

Leia a matéria completa do Valor Econômico (para s) nos links relacionados abaixo.

Leia mais 6z23s

Ceitec: Totvs e SAP juntos? 3w60i

Há 5273 dias

Primeiro chip do Ceitec pronto para venda 512w70

Há 5281 dias

Ceitec: R$ 613 mil em ERP Totvs nf5p

Há 5290 dias

Segue a briga com a burocracia no Ceitec 624j4m

Ceitec: troca de farpas na imprensa 2c512f

Weichselbaumer sai do Ceitec 252l2v

Físico gaúcho presidirá Ceitec 3g6c35

Chip do Boi do Ceitec em fase de teste w4n4o

Futuro do Ceitec é privado p502b

Rua esburacada gera queixa do Ceitec b2x2k

Ceitec apresenta chip rastreador de veículos 4n1m3

Ceitec entrega primeiro lote de chips 1v2i4j