CARREIRA

CIO: evite essas cinco armadilhas 2o1k7

Aprenda a lutar pelo seu futuro profissional com os mestres do Gartner. 4b181w

04 de outubro de 2019 - 09:06
O Gartner é o senhor careca na foto.

O Gartner é o senhor careca na foto.

Você está começando na carreira de CIO? Não sabe o que fazer para ser um líder bem sucedido? Gosta de ler listas estimulantes? 

Então esse post é para você: os oráculos do Gartner elaboraram uma lista de cinco armadilhas que executivos de TI devem evitar para serem líderes bem-sucedidos.

É uma palhinha dos debates do  Gartner IT Symposium/XpoTM 2019, principal evento do Gartner no Brasil, que acontecerá de 28 a 31 de outubro. Confira:

1. Redirecione o ego para a eficácia – Embora você tenha demonstrado à direção da empresa que você é a pessoa certa para o cargo, a verdade é que seu trabalho é algo desconhecido de sua equipe, colegas e fornecedores. 

Resista ao desejo de estabelecer sua credibilidade compartilhando histórias de sucesso de suas experiências anteriores. e devagar pelo processo de familiarização com as pessoas, estabelecendo a confiança delas. Mesmo se você tiver um histórico impecável até o momento, restabeleça sua marca do zero para se tornar um líder confiável.

2. Mostre seu apreço às histórias e demonstre sua parceria com a equipe – É possível que um ou mais membros de sua equipe tenham se inscrito para ser o novo CIO da companhia - ou até tenham atuado como CIO interino - mas não foram escolhidos. 

Esses candidatos provavelmente estão decepcionados, talvez magoados e ressentidos. Eles podem pensar que você não merece o emprego. É uma situação muito comum. 

Preste atenção extra aos candidatos frustrados, ou com aqueles que se mostram mais ressentidos com sua chegada, e trabalhe para dissuadí-los de qualquer problema ou para ajudá-los a encontrar um cargo em outro lugar. A realidade é que eles costumam seguir em frente de qualquer maneira.

3. Avalie detalhadamente suas decisões – Decisões precoces e com poucas informações são, geralmente, uma maneira comum de se encaminhar para o fracasso. 

Lembre-se de que, a menos que ocorra uma crise séria, mais algumas semanas não farão diferença significativa, mas agir cedo demais pode causar danos duradouros, que exigem retrabalho, reprojeto ou reparo. 

Seja para interromper ou iniciar algum projeto grande ou substituir pessoas importantes em sua equipe durante a transição, ter paciência e agir coerentemente é sempre o mais indicado.

4. Aguente firme – Os novos CIOs geralmente caem na armadilha de deixar escapar críticas precoces ao trabalho do líder anterior, mas a equipe de TI e outras pessoas podem achar que as críticas também são direcionadas a eles. Tenha certeza de que suas opiniões como novo CIO são altamente valorizadas, mas mantenha suas críticas para obter o máximo de precisão e impacto quando tiver certeza de que pode fazer melhorias.

5. Busque conselhos sábios - Antes de começar, monte um pequeno e confiável grupo de conselheiros, formado por pessoas que o conhecem bem - especialistas em seu setor e pessoas poderosas em sua nova organização que investiram em seu sucesso. 

Caso contrário, você corre o risco de confiar nas pessoas erradas para aconselhamento político. Isso pode levar você a cometer erros graves, enfrentando a cultura, normas e formas de trabalho da nova organização.

Leia mais 6z23s

DISCUSSÃO

Marketing X Tecnologia na oferta de IA 153u4y

Há 2062 dias
CARREIRA

Ex-Boticário é diretor executivo de TI da Petrobras 40504a

Há 2059 dias
QUESTÃO

Cinco perguntas para um projeto bem sucedido de IA 6f194r

Há 2081 dias
DICAS

Os sete erros mais comuns em blockchain 2q3n4z

EXP

Macedo, ex-Everis, está no Gartner 2r38h

FUTURO

WEG: mais uma compra foca Indústria 4.0 73661

EVENTO

Caxias do Sul terá Innovation Day repaginado 563u5h

EXCLUSIVO

Campelo é CEO da Atos para América do Sul 326619

RH

Nestlé usa gamificação com Pushstart 1i2v5f

CAPACITAÇÃO

Totvs oferece oficinas gratuitas de programação 2a453g

FINTECH

Peres, ex-Vitacon, é o novo CTO da Fiduc b5t6p