(1).jpg?w=730)
César Gon, fundador e CEO da CI&T. Foto: divulgação.
A CI&T, multinacional brasileira de desenvolvimento de software, o Instituto de Computação da Unicamp (IC/Unicamp) e clientes da companhia anunciaram a criação do Cognitive LAB, projeto para estudar a compreensão das máquinas sobre diálogos humanos.
Segundo a empresa, o objetivo é analisar de forma rápida e automática grandes volumes de conversas, tanto de voz quanto de texto, de consumidores.
A partir disso, a ideia é desenvolver soluções digitais de inteligência artificial para melhorar a qualidade e assertividade em operações como atendimento a clientes, vendas e cobrança.
Para isso, o Cognitive LAB deve explorar trabalhos do estado da arte na literatura científica, combinando ferramentas existentes e propostas novas de soluções para análise semântica e inferência sobre diálogos em linguagem natural.
Assim o objetivo é aprimorar o poder de análise e resolução da solução computacional com base em técnicas de processamento da língua portuguesa.
De acordo com a companhia, isso pode gerar um conjunto de vantagens competitivas e diferenciadas para as empresas, como velocidade de resposta, precisão e compreensão imediata de reclamações e comentários dos usuários.
Além disso, deve potencializar o entendimento de oportunidades de mercado e permitir que as organizações atuem de forma muito mais rápida e eficiente com seus públicos.
"Acredito muito na cooperação entre universidades e empresas como forma de alavancar benefícios para a sociedade, acelerando ciclos de aprendizado e inovação. Em particular, é uma honra trabalhar com o IC, de onde nasceu a própria CI&T, há 26 anos", afirma César Gon, fundador e CEO da CI&T.
Por parte do IC, participará um time de pesquisa com professores, mestrandos, doutorandos e pós-doutorandos, que se dedicará a superar desafios sobre a análise semântica de diálogos em língua portuguesa.
“Estamos motivados com os potenciais benefícios na formação dos alunos e nos resultados científicos e tecnológicos inovadores que podem ser gerados no projeto", destaca Julio Cesar dos Reis, coordenador do projeto no IC/Unicamp.
Criado em 1996, o Instituto de Computação da Unicamp atua no ensino, pesquisa e outros serviços nas áreas de Ciência e Tecnologia da Computação.
A CI&T é especialista digital para grandes marcas globais e também é sediada em Campinas, no interior de São Paulo, tendo sido fundada em 1995 por três profissionais recém formados pela Unicamp.
A empresa, que realiza a aceleração do impacto em negócios através de soluções digitais, tem presença global de 4 mil profissionais nos Estados Unidos, Brasil, Reino Unido, Austrália, Japão e China.