.jpg?w=730)
O CNPq financia cerca de 84 mil pesquisadores. Foto: Herivelto Batista/MCTIC/divulgação.
O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) restabeleceu parcialmente o funcionamento da plataforma Lattes na noite da última terça-feira, 3, depois de 12 dias fora do ar.
Em nota, a instituição informou que está disponível o o aos currículos cadastrados na plataforma por meio de um número de ID que os pesquisadores possuem ou através de uma busca textual no site do CNPq.
Nestes casos, estaria disponível a opção de impressão e , sem a possibilidade de fazer atualizações dos currículos. A base de dados conta com atualizações feitas até às 18h do dia 23 de julho, dia de início da indisponibilidade dos sistemas.
Segundo o comunicado, o trabalho de restauração dos os ainda está em andamento, incluindo novas atualizações da base de dados, como a inserção de fotos e número de citações nos currículos — que devem ser feitas nos próximos dias.
O sites das plataformas Lattes e Carlos Chagas continuam sem o na manhã desta quarta-feira, 4.
O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) sofre um apagão nas plataformas Lattes e Carlos Chagas, principais sistemas federais da pesquisa brasileira, desde o dia 23 de julho.
De acordo com a Folha de São Paulo, o problema impacta processos rotineiros relacionados ao fomento à pesquisa, como pagamento, renovações de bolsas e prestações de contas, além da impossibilidade de o a editais, como o de bolsas de produtividade em pesquisa.
A única plataforma do órgão em operação seria o site, que é hospedado no servidor central do Governo Federal.
A plataforma Lattes é um banco de dados com todos os currículos de pesquisadores e ações como a aprovação de bolsas dependem da consulta ao sistema. Já pela plataforma Carlos Chagas, se operacionalizam chamadas públicas e editais de fomento à pesquisa, gestão e pagamento de bolsas.
Ligado ao Ministério da Ciência e Tecnologia, o CNPq financia cerca de 84 mil pesquisadores.
Além disso, outros órgãos como a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e agências de fomento ligadas a governos estaduais também realizam operações com auxílio da plataforma Lattes.