Tamanho da fonte: -A+A 2vl4s

Putz! Foto: flickr.com/photos/kevinpcullen
A Microsoft citou em seu blog oficial dois possíveis culpados pela falha no Windows 7, que não permitia a inicialização do sistema. Foram apontados o antivírus Kaspersky e o GBPlugin, um sistema de segurança usado em operações de internet banking.
Conforme apurou o site Gizmodo, a informação foi posteriormente deletada pela empresa e não está mais disponível.
O antivírus russo diz que a atualização KB2823324 pode fazer o programa parar de funcionar, exibindo a mensagem “Sua licença não é válida. Proteção desativada”. Para evitar isso, os usuários devem desativar a atualização que tem causado a falha.
Com isso, sobrou para o GBPlugin, que é usado por boa parte dos maiores bancos brasileiros para “melhorar a segurança” de seus aplicativos. A reportagem aponta que ele é feito pela GAS Tecnologia, uma subsidiária da Diebold.
Entre as instituições que utilizam o sistema de anti-fraude estão Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Itaú, Santander, Banco Mercantil do Brasil, Banco da Amazônia, Banestes, Tecnocred/Unicred.
Conforme um especialista ouvido pelo Gizmodo, o chamado Guardião impede que o Windows Update instale a atualização KB2823324 de forma correta.
Muitos usuários confirmaram que utilizavam um plugin relacionado a algum banco e computadores que não tinham a extensão não tiveram problemas.
No entanto, a Microsoft não forneceu mais nenhum detalhe sobre o GBPlugin, apenas afirma que “a atualização, quando colocada lado a lado com certos softwares de terceiros, pode causar erros de sistema”.
SOLUÇÃO MANUAL
Depois de dois dias de problemas, em seu site oficial, a Microsoft publicou uma solução para os usuários que foram afetados pela atualização que causou a falha no Windows 7.
A postagem traz uma explicação sobre como reagir ao problema. O texto alerta, principalmente, que o usuário não precisa formatar o computador, pois a falha não prejudica dados salvos na máquina. Para visualizar a solução o a o, e o site.