Claudio Bairros (Consilos), Alfredo de Seta (Integral), Lucas Sartori (Consilos) e Geneci Pereira (Consilos)
A Consilos, empresa de armazenagem e secagem de grãos (Silos) e de torres autoportantes para localizada em Cascavel, no interior do Paraná, implantou o software de gestão de ciclo do produto Windchill, da PTC, com consultoria da Integral.
“Realizamos um mapeamento minucioso dos processos e fluxos de trabalho para ajudar a empresa a superar seus desafios”, aponta Alfredo de Seta, executivo que é responsável pela Integral no Paraná.
A Integral é uma empresa espanhola que tem crescido em projetos de PLM voltados para o setor de agronegócio. A lista de clientes no Brasil inclui também a Sulmaq, empresa de Guaporé especializada maquinário para frigoríficos e com a TMSA, companhia de Porto Alegre que fabrica sistemas para silos de cereais.
Ambas empresas usavam uma solução de gestão de documento de produto (PDM, na sigla em inglês) com a qual geriam a documentação de projetos de engenharia e am agora a usar o Windchill, uma ferramenta com maior porte com a qual é possível gerir os dados desde a fase de produto até a disposição final, ando por serviços e assistência técnica.
Os contratos foram fechados pela SCA Brasil, outra empresa espanhola que abriu unidades em Porto Alegre e Curitiba em 2012. Em março de 2013 a empresa se fundiu com a concorrente Integral.
Com a compra, a Integral ou a ser o único canal da PTC na Espanha e Portugal, com um faturamento de € 12 milhões e 55 funcionários.
Por aqui a operação é mais modesta, com oito funcionários, mas está crescendo e deve ser a grande aposta da companhia nos próximos anos. A meta é chegar a US$ 7 milhões de faturamento até 2017.