Tamanho da fonte: -A+A 2vl4s

Após o lançamento de um chatbot, a Visa teve uma redução nos contatos do e-mail Fale Conosco. Foto: Pexels.
Após o lançamento de um chatbot para atendimento ao cliente no Messenger, do Facebook, a Visa percebeu uma redução de 21% nos contatos feitos pelo e-mail Fale Conosco entre maio e junho deste ano.
No mês seguinte, a queda alcançou o índice de 30%.
Após dois meses de funcionamento, a empresa realizou mais de 157 mil interações com quase 8 mil pessoas pelo chatbot, desenvolvido pela Smarters.
Entre os contatos, 58% foram feitos por mulheres. Os assuntos mais procurados foram “Quero um Visa”, seguido de “Ofertas e Promoções” e “Benefícios Visa”.
Na ferramenta, 74% dos usuários resolveram suas dúvidas em até dois minutos de conversa com o robô. Do total de pessoas que responderam à pesquisa de satisfação, 87% delas classificaram a experiência com o chatbot entre boa e ótima.
A Smarters foi fundada em 2013 e tem sede em São Paulo. Antes da criação do chatbot da empresa, a startup já teve contato com a Visa em um projeto da ShopFácil.com.
No ano ado, a startup desenvolveu uma solução de atendimento no Messenger para o marketplace. Com a solução, os usuários que enviam mensagens para o ShopFácil pelo Facebook têm o a um atendimento que oferece os produtos desejados e promoções especiais.
Dentro do projeto, a Smarters também integrou pagamentos para o ShopFácil pelo Messenger a partir de uma parceria com a Visa.