
Foto: Depositphotos
O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Sul (CREA-RS) está usando a solução Globant Enterprise AI para fazer o preenchimento de documentos por voz em seu portal.
O projeto foi entregue pela GX2, empresa gaúcha que é parceira da Genexus, multinacional uruguaia dona de uma solução para desenvolvimento de software no code adquirida pela Globant em 2022.
Desenvolvida em nove meses com um investimento de R$ 600 mil, a solução é integrada à Alexa, assistente virtual da Amazon, e já atende cerca de 80 mil profissionais do estado.
Através de um comando por voz, os engenheiros agora podem emitir as Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs), documento que atesta a sua aptidão na realização de uma a obra ou trabalho para o qual foi contratado, a partir de qualquer lugar, sem a necessidade de estar na frente de um notebook.
“Isso agiliza a solicitação do documento para o início das obras ou trabalho para o qual o engenheiro foi contratado”, afirma Rodrigo Paines, Chief Technology Officer (CTO) da CREA-RS.
Além disso, o portal do Conselho se tornou o primeiro do Brasil a permitir o recolhimento e a de ART dentro do ambiente Gov.br.
Funcionalidades adicionais, como cadastro de convênios, consulta ao acervo técnico, emissão de certidões de registro profissional, anuidades e o gratuito à Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) também fazem parte do sistema.
A GeneXus é uma das maiores empresas de tecnologia do Uruguai e a sua plataforma de desenvolvimento low-code tem distribuição mundial. No ano ado, a GeneXus foi comprada pela argentina Globant, uma multinacional de desenvolvimento de software.
Com a compra, a Globant afirma ter se tornado uma das primeiras líderes do setor a investir em uma plataforma low-code. O objetivo era fortalecer a Globant X, divisão da companhia que funciona como uma incubadora de inovação.
Fundada em 2003 e com sede em Buenos Aires, a Globant possui 23,5 mil funcionários e está presente em 18 países. A companhia conta com clientes como Google, Rockwell Automation, Electronic Arts e Santander.
Fundada em 2009, a GX2 tem sede em Porto Alegre, dentro do Caldeira, um badalado hub de tecnologia da capital gaúcha. A empresa tem ainda filiais em São Paulo e Belo Horizonte e atende clientes como Honda, Digio, Sicredi, Nestlé, Dasa e Stellantis.