Tamanho da fonte: -A+A 2vl4s

Céu mais limpo na capital paranaense. Foto: flickr.com/photos/mathieustruck
A Prefeitura de Curitiba e as operadoras de telefonia, internet e TV, Embratel, Net e GVT am um termo de compromisso para substituir postes e diminuir a poluição visual da cidade.
A medida faz parte de uma legislação municipal integrante das normas da Companhia Paraense de Energia [Copel] Com isso, a prefeitura estabelecerá um cronograma de ações para iniciar a limpeza de cabos e fios dos postes da capital.
A primeira área de atuação conjunta das três operadoras será na Rua Comendador Araújo, na região central da cidade, onde a Copel tem a previsão de retirada de 40 postes que não são mais utilizados para ligações da rede elétrica, as quais já estão localizadas em um duto subterrâneo construído para este fim no ano de 2000.
Nos próximos 60 dias, Embratel, NET e GVT deverão retirar dos postes da rua Comendador Araújo seu cabeamento e implantar na rua um projeto de rede de compartilhamento de cabos subterrâneos.
Os fios e cabos das demais empresas que não se manifestaram até o momento serão retirados por uma força-tarefa formada pela Prefeitura de Curitiba e a Copel.
“Na Comendador Araújo ficarão somente os postes de iluminação. A rua ganhará um aspecto completamente limpo, livre de fios e cabos”, informa o secretário do Governo, Ricardo Mac Donald Ghisi.
Desde maio do ano ado, Prefeitura, Copel e Ministério Público vêm negociando com 22 empresas que atuam no setor de telefonia, internet e TV a cabo para resolver o problema de postes e fiações irregulares e clandestinas em Curitiba.
Foram realizadas diversas reuniões com representantes das empresas, solicitando que as irregularidades verificadas fossem averiguadas e que entrassem em conformidade com as regras da Copel.
Além disso, a empresa de energia expediu diversas notificações que não foram respeitadas, entre elas, a aplicação de multas às empresas.