
A Huawei apresentará a Curitiba produtos e ideias relacionados a cidades inteligentes. Foto: Divulgação.
A prefeitura de Curitiba assinou uma carta de intenções de cooperação institucional para promoção do conceito de cidades inteligentes (smart cities) com a Huawei e o Instituto Smart City Business.
Pelo acordo, a Huawei apresentará produtos e ideias já implementadas em outras cidades no mundo e irá demonstrar o conhecimento relacionado a projetos de cidades inteligentes existentes.
“Buscamos parcerias com diferentes instituições, sempre focados na melhoria da qualidade de vida dos cidadãos. Neste sentido, a prefeitura tem desenvolvido projetos em conjunto com universidades, instituições de pesquisa e governos. A Huawei é uma empresa com atuação destacada nesta área e temos interesse em conhecer os projetos, ideias e experiências em outras cidades”, observa Paulo Miranda, secretário de Informação e Tecnologia.
Presente em mais de 170 países, a Huawei participou em dezenas de projetos de cidades inteligentes em todo o mundo, inclusive no Brasil, onde a empresa participa de iniciativas em Águas de São Pedro, em São Paulo; e Luís Eduardo Magalhães, na Bahia.
A Huawei também investe em pesquisa e desenvolvimento no campo das cidades inteligentes por meio de parcerias com universidades brasileiras, como a Universidade de São Paulo e a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
Além disso, a Prefeitura de Porto Alegre, através da Procempa, pretende testar as inovações da Huawei em seu projeto de revitalização do Quarto Distrito, antiga área industrial da cidade.
“Estamos muito entusiasmados em colaborar com o Município de Curitiba para o desenvolvimento e aplicação do conceito de cidades inteligentes. A Huawei acredita que a inovação tecnológica dedicada a tornar as cidades mais inteligentes resulta em cidadãos mais seguros, saudáveis, felizes e capazes de aproveitar suas vida de forma plena”, diz Jason Zhao, CEO da Huawei do Brasil.
Com mais de 170 mil funcionários em todo o mundo, a chinesa Huawei está no Brasil há 17 anos e possui escritórios nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba e Recife, além de um centro de distribuição em Sorocaba.