
Alexandre Magno é o CEO da nova consultoria.
A The Cynefin Co, empresa dona do framework de gestão organizacional Cynefin, acaba de abrir as portas de uma subsidiária brasileira, a The Cynefin Co Brazil.
Criado no final da década de 90 por Dave Snowden, um ex-alto funcionário da IBM, o Cynefin serve para lidar com organizações complexas e é aderente a projetos de métodos ágeis de desenvolvimento de software.
Talvez por isso, o time da The Cynefin Co Brazil tem bastante background no tema agile, começando pelo CEO, Alexandre Magno, um dos consultores mais conhecidos no segmento no Brasil.
Nos últimos anos, Magno ocupou uma posição de liderança no Escritório de Transformação do Itaú, o maior banco da América Latina e algo que certamente pode ser descrito como uma organização complexa.
(O Itaú comprou a Emergee, uma consultoria sobre métodos ágeis criada por Magno, o tipo de coisa que não acontece todos os dias).
"A The Cynefin Company é reconhecida internacionalmente como uma autoridade em teoria da complexidade e sua aplicação nas empresas. Portanto, nosso modelo de negócio está direcionado a empresas que enfrentam desafios complexos dentro desse cenário”, afirma Magno.
Além dos serviços de consultoria especializada, a companhia oferece uma ampla variedade de soluções, incluindo treinamentos, workshops e programas de capacitação destinados a líderes e equipes interessados em aprimorar sua capacidade de lidar com incerteza, ambiguidade e desafios complexos.
Explicando de maneira rápida, o Cynefin é um framework usado em contextos de tomada de decisão sobre problemas. A ideia é ajudar os indivíduos a entender a natureza de uma situação e o tipo de abordagem mais adequado para cada uma.
“Nossa formação ‘tradicional’ é voltada para abordagens prescritivas e lineares, o que se reflete na forma como líderes em diversas organizações realizam planejamentos e executam suas ações como se estivesse tratando de questões simples, com entrada e saída claramente definidas, quando na verdade boa parte delas são voláteis e imprevisíveis”, resume Magno.
Também está na nova empresa Manoel Pimentel, outro nome conhecido da comunidade agile. Pimentel foi presidente da Agile Alliance no país entre 2013 e 2016 e tem uma experiência profissional extensa na área.
Nos últimos anos ele foi diretor de business agility para Americas da GFT, uma multinacional alemã de desenvolvimento de software com grande presença no setor financeiro.
Outro nome é Wilder Oliveira, que também trabalhava com Magno na Emergee, ou a atuar com agilidade no Itaú. Oliveira tem background na área de educação, tendo fundado startups na área e atuado como consultor na Fundação Vanzolini por mais de uma década.