O

Dante Alighieri turbina Wi-Fi com Cisco 696k3h

Escola paulista implementou a plataforma Wi-Fi da Cisco na consolidação de seu ambiente Dante Mobile. 422a3y

11 de março de 2016 - 11:14
Dante Alighieri adota soluções Cisco. Foto: divulgação.

Dante Alighieri adota soluções Cisco. Foto: divulgação.

O Colégio Dante Alighieri, tradicioanl instituição de ensino infantil em São Paulo, adotou soluções de rede da Cisco para um programa de o móvel para seus alunos.

A escola implantou a plataforma Wi-Fi da Cisco na consolidação do Dante Mobile, programa iniciado em 2005 e que promove o uso de recursos digitais entre os seus mais de 4,2 mil alunos.

Foram utilizadas soluções de gerenciamento e segmentação das redes sem fio, além de controladoras e Access Points da Cisco para maiores disponibilidade e segurança no o de alunos, colaboradores e visitantes da escola. O valor do investimento não aberto.

Em conjunto com a Interface Soluções Tecnológicas, parceira da Cisco, foi elaborado um projeto de expansão e atualização da infraestrutura, com início da implementação em março de 2015 e finalizado em três meses.

O projeto foi baseado nas soluções Cisco Prime Infrastructure e Cisco Mobility Services Engine, que integram tecnologias cabeadas e sem fio em um único pacote, fornecendo visibilidade em tempo real do uso do Wi-Fi.

As redes sem fio do Colégio foram também expandidas, com o número de hotspots saltando de 63 para 208 e ampliando a área de cobertura para prédios que antes não tinham sinal Wi-Fi. Foram utilizadas controladoras Wireless Controller 5508 e Access Points modelo 3702e.

"Com a nova plataforma, foi possível elevar a capacidade de tráfego para 10GB, além de facilitar o gerenciamento, a autenticação dos usuários e o monitoramento dos dispositivos conectados", afirmou a escola em nota.

Segundo Valdenice Minatel, coordenadora-geral de TI do Dante Alighieri, a infraestrutura anterior da instituição não estava ando a demanda por o dos alunos, o que exigiu o investimento.

“Com a nova plataforma Wi-Fi da Cisco, a performance, o gerenciamento e o monitoramento melhoraram muito. Agora podemos até rastrear e identificar em que sala determinado tablet se encontra”, detalha a executiva.

Atualmente, o colégio dispõe hoje de três redes: uma rede educacional para professores e alunos, exclusiva para a utilização de recursos pedagógicos como agendas e portais; uma rede para colaboradores, na qual notebooks corporativos podem ser arrolados e utilizados em aplicações istrativas.

Por fim, foi implementada uma terceira rede, comum e geral, onde dispositivos pessoais podem ser conectados para fins variados.

Com tantas redes diferentes, a segmentação e a segurança das redes foi endereçada com a adoção da Cisco Identity Services Engine. A tecnologia também barra o o dos alunos à rede comum nos horários das aulas.

“A segurança é um quesito fundamental no caso de escolas de nível básico e médio. Como a escola é responsável junto aos pais pelo conteúdo oferecido, ela deve ter um sistema confiável que lhe permita controlar e proteger de qualquer ponto da rede o que os alunos am”, explica Ricardo Santos, gerente de desenvolvimento de negócios do setor de Educação da Cisco.

Leia mais 6z23s

ALL-FLASH

Pure Storage dobra receita no 4T15 5n356s

Há 3369 dias
AQUISIÇÃO

Cisco reforça Spark com Synata 222c4b

Há 3367 dias
BPM

Bizagi amplia presença no Brasil 265a11

Há 3367 dias
ARQUITETURA

E-Construmarket: aporte da Invest Tech 136vz

ACELERAÇÃO

Brastorage tem CDN da Verizon 3s653i

PADRÕES

Google entra no Open Compute Project 3n1g1p