.png?w=730)
Dasa conta com 15 hospitais referência e mais de 59 marcas (Foto: Divulgação)
A Dasa, líder em medicina diagnóstica na América Latina, migrou para a Oracle Cloud Infrastructure (OCI), solução de nuvem da empresa estadunidense de banco de dados.
Segundo a Dasa, o projeto que envolveu mais de 13 migrações faz parte de seus planos de expandir as operações da rede, além de fortalecer seus serviços com foco na fluidez do atendimento ao cliente.
Desde então, o processamento de exames laboratoriais e a liberação de resultados a pacientes foi acelerada em 100%, aumentando a produtividade dos atendentes nas unidades da empresa de medicina diagnóstica.
O processamento de exames laboratoriais antes levava um minuto. Com o auxílio da OCI, as informações aparecem na tela do computador em cinco segundos.
Já os relatórios de hemogramas, eram liberados em 40 minutos e esse tempo foi reduzido a 10 minutos.
Quanto ao tempo de consulta de exames dos pacientes, houve uma redução de nove segundos para um segundo.
A busca por relatórios, como o de produtividade de colaboradores, ou de 20 minutos para cinco minutos, enquanto o relatório de volume de exames ou de 10 minutos para cinco minutos.
“Os resultados têm sido significativos. Além de maior robustez, as atualizações dos sistemas apontaram ganhos importantes, principalmente nos processos internos das nossas unidades em todo o Brasil. Algumas rotinas que anteriormente duravam horas, aram a ser istradas e disponibilizadas em minutos”, avalia Danilo Zimmermann, diretor-geral de tecnologia e transformação digital da Dasa.
Além disso, o executivo aponta que antes as atualizações eram constantes para continuar garantindo as funcionalidades de performance. Agora, a solução da Oracle garante alta disponibilidade do sistema 24 horas por dia, sem interrupções.
A Dasa foi fundada em 1999 e é líder em medicina diagnóstica no Brasil e na América Latina, sendo a quinta maior do setor no mundo. A companhia conta com mais de 50 mil colaboradores e 250 mil médicos parceiros, atendendo anualmente mais de 20 milhões de pessoas.
Ao todo, conta com 15 hospitais referência e mais de 59 marcas entre medicina diagnóstica e hospitais, distribuídas em mais de mil unidades no Brasil.
Fundada há 45 anos, a Oracle soma mais de 400 mil clientes em 21 indústrias. O faturamento da companhia é divulgado globalmente e, no ano fiscal de 2022, foi de US$ 42,4 bilhões, alta de 5% em relação ao período anterior.
Na América Latina, a empresa conta com 9 mil funcionários distribuídos em 19 escritórios e possui cinco regiões de nuvem. Duas delas são no México (uma ainda não inaugurada), uma no Chile e duas no Brasil. Os data centers brasileiros ficam em São Paulo e Vinhedo, no mesmo estado.
No Brasil, onde está presente há mais de 30 anos, a companhia conta com mais de 2,4 mil colaboradores e tem escritórios em Porto Alegre, Brasília, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo.
A americana tem clientes como Vivo, Grupo Bimbo, Petz, Anima Educação, Globo, B3, Itaú, Bradesco, TIM, Oxxo, iFood, Facily, Grupo Herval, Skyone, Mutant, Mercado Eletrônico, Sambatech, Suzano e WildLife.