QUENTE

DataStax compra Logspace 3u635n

Startup brasileira é criadora da Langflow, ferramenta low-code para desenvolvimento de IA generativa.  1f5q21

09 de abril de 2024 - 12:55
Gabriel Almeida e Rodrigo Nader, fundadores da Logspace. Foto: divulgação.

Gabriel Almeida e Rodrigo Nader, fundadores da Logspace. Foto: divulgação.

A DataStax, empresa norte-americana especializada em soluções de banco de dados, anunciou a aquisição da Logspace, startup brasileira criadora da Langflow, uma ferramenta low-code para desenvolvimento de aplicativos e chatbots de IA generativa. 

O valor e os termos da transação não foram revelados, mas a DataStax tem planos de investir cerca de R$ 100 milhões no Brasil nos próximos três a cinco anos, com foco em infraestrutura, aquisição de talentos, e pesquisa e desenvolvimento em inteligência artificial.

Fundada em 2022 em Uberlândia, Minas Gerais, a Logspace foi criada por Rodrigo Nader e Gabriel Almeida, dois cientistas de dados que já haviam trabalhado juntos na Bitvore e na WooHoo, duas startups californianas.

O lançamento da ferramenta Langflow veio em março de 2023, com capital próprio. A solução é baseada em Python, linguagem de programação popular para aplicações em ciência de dados e machine learning.

Desde então, a Langflow já atraiu mais de 16 mil desenvolvedores na plataforma Github, especialmente dos Estados Unidos, Alemanha e Índia.

Para Rodrigo Nader, CEO da Logspace, a aquisição pela DataStax valida a importância da inovação brasileira no setor de tecnologia e sinaliza um futuro promissor para o desenvolvimento de IA no Brasil, abrindo portas para que outras startups sigam um caminho semelhante.

Com a venda da startup, o time do Langflow deve continuar desenvolvendo a plataforma independentemente.

"Somos pesquisadores, desenvolvedores e 'hackers de coração'. Gerir a empresa até agora foi bastante intenso: lidamos com tudo, desde sessões de código até orçamentos e apresentações. Com a DataStax, estaremos livres para focar 100% dos nossos esforços em expandir o Langflow e validar nossas ideias com uma ampla gama de pesquisadores, programadores e empreendedores", explica Nader.

Segundo a DataStax, o objetivo da aquisição é acelerar o desenvolvimento de novas ferramentas para o mercado global, impulsionando a adoção da IA generativa em diversas indústrias. 

Além disso, a compradora pretende posicionar a Langflow como referência global no desenvolvimento dessas soluções. A empresa garante que manterá o compromisso com o open source e o livre o da comunidade de desenvolvedores. 

“O Langflow é uma ferramenta de IA extremamente inovadora. Não se trata apenas de uma ferramenta ou framework, é um ecossistema vibrante onde os desenvolvedores estão construindo e reutilizando componentes que vão moldar a próxima geração de aplicações de IA”, destaca Chet Kapoor, chairman e CEO da DataStax.

Fundada em 2010, a DataStax é líder global em soluções de banco de dados de alta performance baseadas em Apache Cassandra, implementando sistemas de dados distribuídos que am cargas de trabalho críticas.

A companhia já captou US$ 308 milhões em oito rodadas de investimento, tendo entre os seus sócios gestoras como a Goldman Sachs Investments Partners. 

Na carteira de clientes, estão nomes como Audi, Bud Financial, Capital One e SkyPoint Cloud.

Leia mais 6z23s

EDUCAÇÃO

Prefeitura do Rio inaugura Impa Tech 4ky3r

Há 414 dias
COMUNICAÇÃO

Banco BV testa IA generativa com Google 4g5h2b

Há 415 dias
MATURIDADE

Dados: em escala de um a cinco, Brasil está no meio do caminho 6jq

Há 422 dias
PREVISÕES

Como a IA vai transformar os negócios do futuro? 4x2f3n

FUTURO

SAP: sem ferramentas de produtividade, não vai dar 394k40

HYPE

South Summit começa com IA no centro da discussão 5i6317