Tamanho da fonte: -A+A 2vl4s

Antonio Augusto Tessari, sócio da Decisão. Foto: André Susin.
A Decisão Informática, empresa de Caxias do Sul com forte presença na área de sistema de gestão para manufatura, aposta em um novo setor para crescer em 2013: a indústria fumageira.
A companhia fez uma implementação de ERP na Tabacos Marasca, uma processadora de fumo sediada em Venâncio Aires. Outra está em andamento na Cooplantar, uma cooperativa de agricultores sediada em Camaquã.
Com os cases, a expectativa da companhia é fechar três novos contratos no segmento até o final do ano, abrindo as portas em um setor no qual a companhia estima que podem haver 100 clientes potenciais no Rio Grande do Sul e ajudando a mandar o crescimento de 20% anual dos últimos dois anos.
“Esse é um mercado que hoje usa ou sistemas desenvolvidos em casa ou é atendido por grandes empresas como Totvs e SAP”, analisa Antonio Augusto Tessari, sócio da Decisão.
É um mercado com uma competição menos acirrada que a área de indústrias no qual a Decisão atende atualmente 70 clientes, no Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro, incluindo nomes como Demuth, San Marino e Saccaro.
É também um mercado que movimenta muito dinheiro, nem sempre acompanhado de práticas de gestão de primeira categoria.
De acordo com dados de entidades setoriais, 96% da produção nacional de fumo se dá nos estados do Sul - Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
É uma industria que movimentou R$ 22 bilhões no Brasil em 2012, alta de 34% frente aos números do ano anterior.
Desse total, 20,5% ficam com o produtor e 6,1% com os varejistas, mercados alvo da Decisão.