REFORMA

Dell: melhorias em Eldorado do Sul 15pf

Multinacional faz “revitalização completa” em operação problemática. 1i1s38

25 de julho de 2022 - 15:58
Nova cara para Eldorado do Sul. Foto: Pexels.

Nova cara para Eldorado do Sul. Foto: Pexels.

A Dell fez uma “revitalização completa” na sua operação em Eldorado do Sul, cidade da grande Porto Alegre que abriga a sede da empresa no Brasil e que nos últimos tempos esteve no noticiário por problemas na gestão de recursos humanos.

Em nota, a Dell frisa que Eldorado agora está “alinhada aos modernos padrões globais de ambientes de trabalho” da empresa, o que inclui “ambientes de confraternização, lazer, exercícios ao ar livre e Espaço Zen”. 

“Essa reforma promove ainda mais a modalidade de trabalho híbrido, com espaços que estimulam a colaboração e a produtividade no escritório. Nos atentamos também aos aspectos ergonômicos em nossos mobiliários, além de implementar áreas voltadas ao bem-estar e pausas para cuidar da saúde física e mental”, afirma Diego Puerta, presidente da Dell Technologies no Brasil. 

A Dell não menciona isso na sua nota (o que é natural), mas os novos ambientes estão sendo entregues um ano depois da multinacional ser condenada pela  Justiça do Trabalho a pagar uma multa de R$ 10 milhões por danos morais coletivos causados por assédio moral a funcionários na operação de Eldorado.

Na ação, o MPT afirmou que a Dell faz cobrança excessiva de metas e gestão por estresse, adotando práticas como exposição dos rankings de venda com destaque para resultados negativos, atribuição de apelidos pejorativos, tratamento desrespeitoso e limitações para uso de banheiro.

O valor, que deve ser pago ao Fundo de Amparo ao Trabalhador, é acrescido de uma indenização de R$ 100 mil por cabeça para um grupo não revelado de funcionários da multinacional americana. 

As multas se referiam a demissões de funcionários que retornavam ao trabalho em um período de 12 meses após retornar de período recebendo benefício previdenciário por problemas de saúde, o que é vetado pela CLT.

O processo vinha correndo desde 2017 e se refere a fatos ocorridos nos três anos anteriores. Na época, a Dell disse que ia recorrer.

Independente do resultado final do processo, a Dell parece ter decidido dar um banho de loja na sede, deixando o local dentro dos standards atuais para empresas de tecnologia. 

A operação em Eldorado do Sul é um investimento feito há mais de duas décadas que reflete os vais e vens da multinacional no país.

Inaugurada em 1999, a operação de Eldorado do Sul marcou a entrada da Dell no país. Inicialmente, o local abrigava também a produção de computadores, uma das poucas no Brasil fora do Pólo de Manaus e do estado de São Paulo.

Em 2006, a Dell optou por levar a fabricação de equipamentos para Hortolândia, deixando em Eldorado a sede e algumas áreas de vendas e e.

Uma década depois, em 2016, a Dell transferiu para o local um centro de desenvolvimento de software que mantinha nas instalações do Tecnopuc, o parque tecnológico da PUC-RS em Porto Alegre.

Leia mais 6z23s

COMANDO

Ex-Dell assume Lenovo ISG Latam 1i4l2q

Há 1053 dias
PLANOS

Dell anuncia programa focado em startups m5xr

Há 1114 dias
MÃO DE OBRA

Instituto Caldeira lança programa de capacitação 516j5z

Há 1051 dias
CONSELHOS

Justiça anula contrato do Gartner com Porto Alegre 5t6d6v

OPS!

Sonda terá que pagar PLR para 1791 funcionários 2m6a4i

EDUCAÇÃO

StartSe oferece formação a jovem impedida de cursar USP 461q57