
São 10 equipamentos Slide 500 e Slide 900 na Estação Fradique Coutinho. Foto: Gov. São Paulo
A Digicon é a responsável pelos novos bloqueios motorizados com portas deslizantes instalados na Fase 2 da Linha 4 do Metrô de São Paulo. Ao todo, são dez equipamentos dos modelos Slide 500 e Slide 900 presentes na Estação Fradique Coutinho, além de 38 terminais de controle de o de portas, que fazem parte do escopo do contrato.
A nova estação é a primeira a ter este equipamento, com altura da porta mais baixa, proporcionando maior mobilidade aos usuários.
O diretor da divisão de Mobilidade Urbana da Digicon, Hélgio Trindade Filho, comenta que nesta solução as portas funcionam automaticamente e cada bloqueio é composto de um conjunto de sistemas eletrônicos que detectam a velocidade de locomoção do usuário.
“A porta abre após a validação do cartão do usuário, fechando-se após a sua agem. Essa funcionalidade visa inibir tentativas de fraude”, explica.
Além da Fradique Coutinho, o projeto na Fase 2 também contempla o Sistema de Controle de Arrecadação de ageiros (SCAP) e mais 50 bloqueios a serem instalados nas novas estações Higienópolis/Mackenzie, Oscar Freire, São Paulo/Morumbi e Vila Sônia.
Na Fase 1 já estão operando 112 bloqueios, dispositivos de contagem eletrônica nas linhas de integração e terminais de controle de o às salas técnicas, para as seis estações (Luz, Butantã, Pinheiros, República, Faria Lima e Paulista).
A Digicon atua no segmento de bilhetagem eletrônica há quase de 20 anos. A divisão de Mobilidade Urbana da Digicon também fornece sistemas inteligentes para controle de tráfego, além dos sistemas para estacionamentos urbanos com parquímetros.
Com estimativa de crescimento de 15% em 2014, a divisão de mobilidade urbana da Digicon representa 40% do faturamento total da empresa, que estimou valores aproximados a R$ 60 milhões em 2013.